Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Nota de falecimento - Mestre Peixinho


Hoje a lua não brilhou no céu
Hoje o meu berimbau não tocou...

Nesta segunda-feira (16/05/11) faleceu no Rio de Janeiro Marcelo Azevedo Guimarães, mais conhecido como Mestre Peixinho, um dos fundadores do grupo Senzala.


Marcelo Azevedo Guimarães nasceu em 20 de dezembro de 1947. Começou a praticar em 1964 e atuar como professor em 1967; reconhecido Mestre em 1974. Foi aluno de Claudio Danadinho. Realizou marcantes apresentações em TV e coordenou inúmeras oficinas em comunidades da periferia do Rio. Trabalho atuante na faixa etária de 4 aos 15 anos em sua maioria sob situação de risco. Mostrou a Capoeira em inúmeros circuitos internacionais semeando grupos e discípulos. Foi o organizador do primeiro encontro europeu de capoeira, em Paris, no ano de 1987. Via a capoeira como “porta de entrada” para o contato com a rica diversidade cultural do Brasil, “como a língua, o jongo, o maculelê, o samba etc”. “Capoeira é um fator de integração social e a que mais divulga a nossa língua no mundo”.


Mestre Peixinho é o terceiro mestre de capoeira que nos deixa esse ano e que estava aguardando o resultado do Prêmio Viva Meu Mestre criado pelo Iphan no Pró-Capoeira - Programa de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira.

Fonte: Iphan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...