Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nota de falecimento - Abdias do Nascimento


Na noite desta segunda-feira, 23/05/11, faleceu no Rio de Janeiro o político e ativista social Adias do Nascimento, um dos maiores líderes no combate a discriminação racial no Brasil e defensor dos direitos dos afrodescendentes.

Abdias tem uma trajetória de vida inspiradora, dedicada inteiramente a promoção da igualdade racial e dos direitos humanos.


Biografia resumida:


Nasce em Franca, SP, em 1914, o segundo filho de Dona Josina, a doceira da cidade, e Seu Bem-Bem, músico e sapateiro. Abdias cresce numa família coesa, carinhosa e organizada, porém pobre, e vai se diplomar em contabilidade pelo Atheneu Francano em 1929.

Com 15 anos, alista-se no exército e vai morar na capital São Paulo. Na década dos 1930, engaja-se na Frente Negra Brasileira e luta contra a segregação racial em estabelecimentos comerciais da cidade. Prossegue na luta contra o racismo organizando o Congresso Afro-Campineiro em 1938. Funda em 1944 o Teatro Experimental do Negro, entidade que patrocina a Convenção Nacional do Negro em 1945-46.

A Convenção propõe à Assembléia Nacional Constituinte de 1946 a inclusão de políticas públicas para a população afro-descendente e um dispositivo constitucional definindo a discriminação racial como crime de lesa-pátria. 

À frente do TEN, Abdias organiza o 1º Congresso do Negro Brasileiro em 1950. 

Militante do antigo PTB, após o golpe de 1964 participa desde o exílio na formação do PDT. Já no Brasil, lidera em 1981 a criação da Secretaria do Movimento Negro do PDT. 

Na qualidade de primeiro deputado federal afro-brasileiro a dedicar seu mandato à luta contra o racismo (1983-87), apresenta projetos de lei definindo o racismo como crime e criando mecanismos de ação compensatória para construir a verdadeira igualdade para os negros na sociedade brasileira. Como senador da República (1991, 1996-99), continua essa linha de atuação.

O Governador Leonel Brizola o nomeia Secretário de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro (1991-94). Mais tarde, é nomeado primeiro titular da Secretaria Estadual de Cidadania e Direitos Humanos (1999-2000).

Abdias foi ainda:

Professor Emérito da Universidade do Estado de Nova York, Buffalo (Professor Titular de 1971 a 1981, fundou a cadeira de Cultura Africana no Novo Mundo no Centro de Estudos Porto-riquenhos).

Artista plástico, escritor, poeta, dramaturgo.

Doutor Honoris Causa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1993.

Doutor Honoris Causa, Universidade Federal da Bahia, 2000.

Para saber mais sobre Abdias do Nascimento e consultar sua biografia completa consulte o site: http://www.abdias.com.br

Abaixo uma coletânea de vídeos bem interessantes de Abdias do Nascimento:

Documentário Espelho - parte 1

Documentário Espelho - parte 2

Documentário Espelho - parte 3

Discurso no Senado Federal

Fonte: http://www.abdias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...