Nesse fim de semana tive a oportunidade de ir conferir a coleção Brasiliana do Itaú Cultural que esteve em exposição aqui em minha cidade e saí de lá feliz por ter tido a oportunidade de ter visto uma coleção tão preciosa de objetos que estão relacionados com a história de nosso país, inclusive com a história da capoeira.
Como capoeirista me senti na obrigação de fazer um post aqui no blog sobre essa exposição e indicá-la aos amigos e camaradas, pois é uma oportunidade única de ver os desenhos originais de Debret e Rugendas, tão conhecidos na capoeira.
A coleção começou a ser montada em 2000 pelo banqueiro Olavo Setubal, pessoa extremamente interessada na cultura e história brasileira.
A exposição apresentou ao público cerca de 300 itens do acervo da coleção, que hoje conta com mais de cinco mil objetos.
São aquarelas, desenhos, pinturas, mapas, livros e objetos que retratam a história de nosso país desde o século XVI até os dias atuais.
A exposição está dividida em sete núcleos:
- Terra Brasilis - apresenta os primeiros livros de cartografia e mapas que retratam as terras recém descobertas nos séculos XVI e XVII, como o Brasil.
- Brasil Holandês - dedicada a obras de grandes artistas holandeses como Albert Eckhout e Frans Post, traduzidas por Maurício de Nassau e os livros publicados de volta à Holanda.
- Brasil dos naturalistas e Brasil dos viajantes - abrangem gravuras, pinturas e livros dos principais naturalistas e artistas viajantes da Europa que vieam ao Brasil no século XIX.
- Rio de Janeiro - apresenta a bela e rica iconografia da cidade e seus habitantes ao longo do século XIX.
- Memória da Cultura - dedicada as primeiras publicaçãoes de importantes autores de nossa literatura, como os cearenses José de Alencar e Rachel de Queiroz, aos primeiros impressos do Brasil, com documentos origianis de todos os governates do país e de grandes brasileiros, uma coleção inteiramente dedicada a Santos Dumont e um conjunto único dedicado a escravidão.
- Livros de artistas - exibe publicações de nossos maiores artistas em conjunto com o talento de grandes escritores e autores.
Fiquem ligados, se a exposição estiver em sua cidade, vale a pena conferir!
Abaixo, algumas fotos que bati:
Jogar capoeira - Rugendas |
Engenho de cana de açúcar - Debret |
São Salvador - Rugendas |
Negros serradores de tábuas - Debret |
Nenhum comentário:
Postar um comentário