O Latinidades – Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha em 2011 está em sua IV edição. O projeto foi pensado como forma de dar visibilidade ao histórico de lutas e resistência da mulher negra na América Latina e trazer temas relacionados ao machismo, racismo, sexismo e superação de desigualdades, com recorte de gênero e raça.
O evento será realizado de 23 a 25 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Mais uma vez, dentro da Conferência do Desenvolvimento – CODE – promovida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea – que é parceiro, também, na publicação do livro Latinidades, produto dos seminários realizados durante o Festival Latinidades. Em 2010 a publicação deu-se em torno do tema Censo e políticas Públicas para as Mulheres Negras.
A programação 2011 prevê apresentações culturais, desfile de moda baseado nas vestimentas de santo, feira de afro-negócios, seminários e debates, sempre envolvendo profissionais negras latino-americanas e caribenhas e também africanas. O tema do festival no ano de 2011 será Mulheres Negras no Mercado de Trabalho. O evento está inserido no calendário da ONU para o Ano Internacional d@s Afrodescendentes. A homenageada do ano será a Dona Raquel Trindade, artista plástica, dançarina, coreógrafa, poetisa e mestra griô.
O festival contribui para o resgate da história da mulher negra ao tempo que promove debates e reúne diferentes profissionais negras. O desenho do Latinidades – Festival da Mulher Afro Latina Americana e Caribenha é uma contribuição para estimular o espaço de reflexão, proposição e possibilidade de trabalho coletivo, visando uma sociedade mais justa, democrática e sustentável sob o ponto de vista das relações étnico-raciais e de gênero.
Confira o vídeo com momentos das edições anteriores:
PROGRAMAÇÃO 2011 - 23 a 25 de novembro
23 DE NOVEMBRO
16h30min às 18h30min
Mesa Desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho
24 DE NOVEMBRO
10h30min às 12h30min
Mesa Trabalho Doméstico
14h30min às 16h30min
Mesa Linhas de crédito e incentivos aos afronegócios
16h30min às 18h30min
Mesa Previdência Social
25 DE NOVEMBRO
10h30min às 12h30min
Mesa Pesquisadoras Negras
14h30min às 16h30min
Mesa Trabalhadoras do Campo
19h
Desfile em homenagem às orixás femininas
20h40 – Homenagem
A edição 2011 inaugura uma série de homenagens que serão feitas à mulheres que fortaleceram a luta racial com recorte de gênero na América Latina e caribe. Nesta edição homenagearemos a mestra Griô Raquel Trindade.
21h - Show de encerramento: MARGARETH MENEZEZ
Campanha pela eliminação da vilolência contra a mulher
Mais informações: http://www.afrolatinas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário