Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Conferência Livre de Cultura Popular - Rumo à III Conferência Estadual de Cultura



A aposentadoria especial para os antigos mestres da capoeira e da cultura popular é uma antiga reivindicação nunca atendida. Em compensação, diversos estados brasileiros, como Pernambuco, Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, criaram leis estaduais que concedem pensões vitalícias para mestres da cultura popular, inserindo-os em programas de transmissão de saberes e salvaguarda do patrimônio imaterial.

Na Bahia, até hoje não foi implementada a Lei 8899/2003 – Lei dos Mestres dos Saberes e Fazeres da Cultura Tradicional e Popular na Bahia. Esta Lei visa garantir apoio à sobrevivência e transmissão de saberes dos portadores de conhecimentos e técnicas da cultura tradicional popular, nossos Tesouros Vivos, Mestres dos Saberes e Fazeres da Cultura.

Nos dias 03 e 04 de dezembro a Bahia realizará sua III Conferência Estadual de Cultura, em Vitória da Conquista. Lá teremos a chance de pautar para o Estado a necessidade de materialização da Lei 8899/2003.

A Conferência Livre de Cultura Popular, que acontecerá no dia 15 de Outubro no Forte da Capoeira, em Salvador, tem o objetivo de ser um espaço de articulação de diferentes segmentos da cultura popular baiana para uma intervenção qualificada na Conferência Estadual de Cultura. A aplicação da Lei 8899/2003 é uma das principais reivindicações que nos une. Contamos com a presença de todas e todos. Esta luta é nossa!

O que é: 
Conferência Livre de Cultura Popular - Rumo à III Conferência Estadual de Cultura

Quando: 
15/10/2011, a partir das 09h

Onde: 
Forte Santo Antônio, Salvador - BA

Coletivo Cultural Rumo à III Conferência de Cultura da Bahia
CONEN - Coordenação Nacional de Entidades Negras
FECABA – Federação de Capoeira da Bahia
ABCA – Associação Brasileira de Capoeira Angola
Afoxé Bamboxê

Informações:
Paulo A. Magalhães Fº
(71) 8741-1251 / 9273-7765




Um comentário:

  1. Vergonhoso para nosso Estado não valorizar os Mestres que colaboram para a manteneção da ancestralidade através da cultura .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...