Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

África Brasil - Ancestralidade e Expressões Contemporâneas



Em homenagem à memória de Abdias do Nascimento, o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-brasileiros (Ipeafro), em parceria com o Ministério da Cultura, Fundação Cultural Palmares (FCP) e o Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro, realizará na próxima sexta-feira (07), às 19 horas, a exposição “África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas”. A mostra fará uma abordagem áudiovisual da história, tradição e simbologia das civilizações africanas e suas contribuições para o legado cultural brasileiro.


Trabalhos de artistas que promovem a valorização da cultura afro-brasileira foram selecionados para compor o acervo da exposição. Integram a mostra: José Heitor da Silva (escultura em madeira), Sebastião Januário (pintura), Luiz Carlos Gá (design gráfico) e Maurício Pestana (cartuns e cartazes). A atriz Iléa Ferraz comparece com o prêmio que ela criou e que foi outorgado a Abdias Nascimento, em 2007.

A exposição integra uma ação contínua no campo da educação promovida pelo Ipeafro, e apresenta o acervo de peças criadas pelo Instituto, como a Linha do Tempo dos Povos Africanos, onde está ilustrada como os africanos produziram cultura e conhecimento durante milênios em liberdade e soberania. E também o trabalho das instituições criadas por Abdias – o Teatro Experimental do Negro, em 1944; Museu de Arte Negra, em 1950 e o próprio Ipeafro criado, em 1981.

Eloi Araujo, presidente da FCP acredita que o trabalho e a militância do líder negro, contribuirá de forma permanente com a luta pela valorização da cultura afro-brasileira e contra a discriminação racial no país. “Essa iniciativa reforça o nosso compromisso em integrar esforços nos âmbitos civis, políticos e não-governamentais para acabar definitivamente com o preconceito e o racismo. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas é gratificante contar com o legado desse exemplo de luta e dignidade”, destaca.

LANÇAMENTO DOS LIVROS – Serão lançadas junto com a exposição duas publicações comprometidas com a mudança e eliminação do preconceito da nossa sociedade, por meio da discussão crítica social do racismo.

• Pestana 30 anos de Arte pela Igualdade – Coletânea que reúne o trabalho do cartunista Maurício Pestana composta por três volumes nas versões (português, inglês e espanhol) que traz o que de melhor o artista produziu, nos últimos 30 anos, em dezenas de publicações de instituições de direitos humanos, compromisso pela igualdade e de combate ao racismo no Brasil e no exterior.

• Ações Afirmativas: Análises Jurídicas – Renato Ferreira reúne intelectuais de alto gabarito para discutir as ações afirmativas destinadas à promoção dos direitos das pessoas negras. O autor atenta para a persistência de obstáculos à superação da discriminação e da marginalização, que são causas de injustiças e graves conflitos e aponta os caminhos para a implantação da justiça nas relações humanas.

Serviço:
Exposição “África-Brasil, Ancestralidade e Expressões Contemporâneas” – Homenagem à memória de Abdias Nascimento
Onde: Centro Cultural da Justiça Federal – Avenida Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro/ RJ
Quando: De 08 de outubro a 04 de dezembro de 2011
Aberta ao público de terça a domingo, das 12h às 19h. Entrada franca
Visita orientada sob a curadoria de Elisa Larkin Nascimento somente no dia 04 de novembro, às 17h30.
Informações: (21) 3261-2550

Fonte: Fundação Cultural Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...