Hoje, 05 de outubro, é o Dia Mundial do Professor, sendo reconhecido como um dia dedicado a homenagear educadores do mundo inteiro que dedicam suas vidas a ensinar crianças, jovens e adultos. Essa data foi instituída em 1966 pela Organização Internacional do Trabalho - OIT e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO.
Vale lembrar que o processo de educação envolve o saber formal, adquirido metodicamente em sala de aula e o saber informal, resultado de nossas experiências no dia a dia. Professor não é só aquele que se dedica ao ensino acadêmico, mas também aquele que é detentor de sabedoria e conhecimento popular, transmitindo-o informalmente, inclusive pela via oral, a exemplo dos mestres de cultura e griôs.
Já dizia Paulo Freire, que a educação é um processo onde se ensina e se aprende, sendo missão do professor possibilitar a criação do conhecimento. Na capoeira existem inúmeros exemplos de capoeiristas que vivem e viveram toda uma vida de dedicação a transmitir os saberes e fazeres dessa arte ancestral e a esses capoeiristas devemos nosso mais sincero respeito e gratidão.
Na capoeira regional existe uma imagem que ilustra bem o papel que um professor exerce na vida de um aluno, que é Mestre Bimba ensinando os alunos iniciantes a gingar segurando-os pela mão. Como diz a cantiga: diziam os alunos de Bimba que antigamente na Roça do Lobo, Mestre Bimba ensinava a gingar, segurando sua mão, guiando seu corpo...
Para muitos a capoeira é uma atividade esportiva ou de lazer, mas devemos lembrar que para outros é um meio de vida, exercido com fundamento na mais profunda paixão e devoção à arte.
Parabéns a todos os capoeiristas que se dedicam a essa missão de plantar em cada novo capoeirista uma semente na esperança de que em tempos futuros a semente venha a frutificar.
Obs: No Brasil o dia nacional do professor é em 15 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário