Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

O Advogado dos Escravos: Luiz Gama - Nelson Câmara


Perambulando pela livraria Cultura outro dia, o título dessa obra logo me chamou a atenção e como uma boa estudante de direito e leitora compulsiva não poderia deixar de dar uma conferida. 

O advogado dos escravos: Luiz Gama, é uma obra do advogado Nelson Câmara e mostra a trajetória de Luiz Gonzaga Pinto da Gama (1830-1882), importante vulto do abolicionismo brasileiro.

Nascido na Bahia, filho de uma escrava liberta e de um fidalgo português, Luiz Gama veio ao mundo na condição de escravo e foi vendido pelo próprio pai aos dez anos de idade, indo morar no Rio de Janeiro e posteriormente São Paulo, onde viveu até sua morte. 

Luiz Gama

Considerado um exemplo de superação pessoal, Luiz Gama foi autodidata e estudando Direito por conta própria, aos 17 anos conseguiu reunir provas suficientes para conseguir sua liberdade. Como ativista político, exerceu a advocacia gratuitamente e, mesmo sem diploma, libertou inúmeros negros cativos.

No livro estão reproduzidas peças judiciais originais elaboradas por Luiz Gama na luta pela libertação dos escravos, fruto de pesquisa do autor nos arquivos do Tribunal de Justiça de São Paulo. Leitura interessantíssima.

Habilidoso no uso da palavra, Luiz Gama também foi jornalista, poeta e maçon, sendo seu escritório em São Paulo, ponto de encontro de intelectuais e defensores da causa abolicionista, como Rui Barbosa e Castro Alves. 

Há uma bonita passagem no livro, que trata de um discurso de Rui Barbosa proferido na Conferência sobre o Abolicionismo no Rio de Janeiro em 1911, onde  Luiz Gama é lembrado:

"Para não nomear vivos, lembrarei apenas Luiz Gama... Uma das raras fortunas de minha vida é a de ter cultivado intimamente sua amizade, em lutas que nunca esquecerei. Um coração de anjo, uma alma que era harpa eólia de todos os sofrimentos da opressão; um espírito genial; uma torrente de eloquência, de dialética e de graça; um caráter adamantino, cidadão para a Roma antiga, inaclimável no Baixo Império; uma abnegação de apóstolo: personalidade de granito, aureolado de luz e povoado pelas abelhas do Himeto. Se eu houvesse de escrever-lhe o epitáfio, iria pedir este ao poeta da Legenda dos Séculos (Victor Hugo): 'de verre pour gémir, d'airaim pour résister' (de vidro para gemer, de bronze para resistir)"

E o Pedro Bial ainda me vem aparecer na tv, em rede nacional, chamar os BBBs de "heróis"... vamos refletir!

Referência bibliográfica:
CÂMARA, Nelson. O advogado dos escravos: Luiz Gama. São Paulo: Lettera.doc, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...