Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

Livro Mestre João Grande: na roda do mundo - Maurício Barros de Castro



No próximo sábado, dia 26/03/11, às 15h, será lançado no Rio de Janeiro o livro Mestre João Grande: na roda do mundo do jornalista, capoeira e amigo Maurício Barros de Castro. A obra faz parte da Coleção Personalidades Negras e será publicado pela Biblioteca Nacional e Editora Garamond.

O lançamento vai acontecer na Livraria Largo das Letras, no Mercado das Pulgas (Almirante Alexandrino, 501, Largo dos Guimarães, Santa Teresa - Rio de Janeiro), após a roda mensal do Grupo de Capoeira Angola N´golo, que começa às 11h.

O preço de lançamento é promocional, R$ 25,00 e a solenidade contará com o apoio da Cachaça Magnífica.

Parabéns Maurício por mais uma conquista!

Texto sobre o livro retirado do site da editora:

Mestre João Grande é um antigo mestre capoeirista da Bahia que hoje ensina a tradicional capoeira angola em Nova York, cidade símbolo da modernidade mundial, onde vive desde 1990 e foi um pioneiro na difusão da sua arte.

Apesar de ter recebido diversas homenagens nos Estados Unidos ao longo da vida, o mestre baiano permanecia esquecido no Brasil. Foi redescoberto em meados da década de 1980, trabalhando num posto de gasolina em Salvador. Havia abandonado a prática e ensino da capoeira e durante as noites atuava em boates para turistas, participando de shows folclóricos.

Mestre João Grande é hoje um patrimônio vivo, que acaba de comemorar 60 anos de dedicação à capoeira e vinte anos de ensino em Manhattan, coração da multicultural Nova York. Sua trajetória, do Brasil até os Estados Unidos, conta também um pouco da história da globalização da capoeira, que hoje está espalhada em mais de cento e cinquenta países nos cinco continentes.

A história de vida de Mestre João Grande nos faz indagar os motivos da grande aceitação da capoeira angola no exterior e da resistência que ela sofre no Brasil. Neste sentido, sua trajetória também nos ajuda a entender como se dá a permanência das tradições, e dos seus respectivos atores, na modernidade globalizada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...