Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2011

A cor da cultura



A cor da Cultura é um projeto educativo criado em 2004 com o objetivo de valorizar a história e a cultura afrobrasileira por meio da produção de recursos pedagógicos para a capacitação de professores. 

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Canal Futura, Centro de Informação e Documentação do Artista Negro - CIDAN, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR, MEC, Fundação Palmares, Petrobras e Tv Globo.

O projeto desenvolveu 5 programas:

·         Heróis de todo mundo: programa televisivo que retrata a vida e obra de personalidades negras que se destacaram em diferentes áreas do conhecimento no Brasil

·         Mojubá: documentários sobre as religiões de matriz africana, a história dos quilombos e outros valores da negritude presentes na cultura brasileira.

·         Livros animados: livros que destacam escritores e temáticas afrobrasileiras e africanas.

·         Nota 10: programa televisivo que apresenta experiências escolares bem sucedidas na aplicação da Lei 10.639/03, promove o debate entre os educadores acerca da história e cultura afrodescendente e problemas relacionados à discriminação racial no ambiente escolar.

·         Ação: programa televisivo apresenta iniciativas sócio afirmativas desenvolvidas por ONGs do Brasil que tenham como público alvo populações afrodescendentes.



O projeto distribuiu para professores de várias escolas públicas do país um kit educativo para utilização em sala de aula contendo livros, dvds, jogos, mapas e outros recursos de fixação do conteúdo.

No site do projeto é possível fazer o download de parte do material disponibilizado para os professores e assistir aos programas já exibidos na tv.

É mais uma boa dica para os professores de capoeira aprofundarem os estudos na história e cultura africana e afrodescendente, incrementando ainda mais suas aulas de capoeira.

Link para download:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...