Páginas

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Inventário da Capoeira - Dossiê do IPHAN



Que a capoeira tenha sido reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em 2008, os capoeiristas já sabem de cor, o que alguns ainda desconhecem é todo o processo administrativo, jurídico, histórico e científico que existe por trás desse registro, como por exemplo a elaboração do Inventário para Registro e Salvaguarda da Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil.

O inventário ou dossiê, como também é conhecido, é um relatório técnico elaborado entre 2006 e 2007, para a instrução do processo de registro da capoeira como patrimônio cultural brasileiro. O propósito dessa publicação é justificar a importância da capoeira enquanto bem cultural a ser preservado pelo Estado.

A elaboração do dossiê baseou-se na pesquisa historiográfica e na pesquisa de campo, realizadas nas cidades de Recife, Salvador e Rio de Janeiro, localidades reconhecidas como berço da capoeira e ponto de partida para a reconstituição de sua trajetória.

O trabalho foi efetuado por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de História, Antropologia, Psicologia, Educação Física e Artes Cênicas, sendo alguns destes profissionais também capoeiristas.
Abaixo segue o sumário do inventário, para apreciação de seu conteúdo.

Introdução

1. As referências históricas
Origens e mitos fundadores
As cidades da capoeira
1930-1940: nasce uma nova tradição da capoeira
1950-1970: o processo de folclorização e esportização
A globalização da capoeira

2. O aprendizado e as escolas de capoeira
Da rua para a academia: o nascimento das primeiras escolas de capoeira
Algumas trajetórias da capoeira nos dias atuais

3. Descrição das rodas de capoeira
Etnografia e performance
Os movimentos e golpes
O canto, os toques e a dinâmica das rodas

4. Os instrumentos
Berimbau
Atabaque
Pandeiro
Agogô e reco-reco

5. Os mestres e as rodas: patrimônio vivo

6. Recomendações de Salvaguarda para a prática e difusão da capoeira no Brasil

Bibliografia

EQUIPE TÉCNICA:
Coordenação: Wallace de Deus Barbosa
Assistente de coordenação: Maurício Barros de Castro
Consultores: Frederico José de Abreu e Matthias Rohrig Assunção

 
Importante!

Quando se fala sobre a proteção patrimonial da capoeira, o correto é dizer que ela foi registrada e não tombada como comumente se ouve falar, pois o tombamento é o instituto utilizado para proteger bens culturais materiais, como prédios e documentos.

A capoeira foi registrada como Patrimônio Cultural do Brasil sob duas formas:
  • A roda de capoeira no livro das formas de expressão
  • O ofício de mestre de capoeira no livro dos saberes

Ler o dossiê é um importante passo na formação dos capoeiras, para que possamos compreender um pouco mais sobre nossa arte e seu processo de registro como Patrimônio Cultural.

Para fazer o download do dossiê clique aqui ou acesse o site do IPHAN no seguinte link:
No site também é possível acessar diversos documentos que compõem o processo de registro da capoeira, além de fotos, áudios de músicas de capoeira e um vídeo elaborado com base na pesquisa do inventário.

Titulação da Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil


Titulação do Ofício dos Mestres de Capoeira como Patrimônio Cultura do Brasil


Maiores informações: http://www.iphan.gov.br

5 comentários:

  1. Querida Juliana, parabéns pelo empenho neste belo trabalho. Prima pela excelência com um senso incomum no respeito à capoeira e aos capeiristas. Sobre tudo os que tornam constante o movimento. Obrigado e um abraço fraterno.

    João Walter Júnior - GCAA

    ResponderExcluir
  2. Olá Mestre! Grata pela visita ao blog e por suas palavras generosas. Fico bem feliz em poder dar minha contribuição para a capoeira como forma de retribuir tudo que ela me proporciona. Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Valeu nosso Trabalho !!!!!!!!!!!
    Salve capoeira d Pernambuco Imortal !

    Mestre Espinhela.

    ResponderExcluir
  4. Moça,
    adorei seu trabalho! estou construindo um blog para o nosso grupo mas é mais voltado para esta faceta: informações, discussões, cultura... é um espaço cultural para nosso grupo se manter antenado e aprender, como diria Mestre Pastinha, "tudo que a boca come"... Gostaria de saber se posso repassar suas informações no nosso blog (citando o seu, é claro!)Tá na blogroll também para todo mundo visitar o seu. Obrigada e muito sucesso!
    Dalila - ES

    ResponderExcluir
  5. Oi Dalila, que bom que gostou do blog. Agradeço suas palavras gentis. Tentei acessar seu perfil para dar uma olhadinha no blog de vocês, mas não consegui. Seu perfil tá bloqueado. Pode retirar aqui do blog as notícias que achar importantes de serem compartilhadas, desde que cite a fonte. Fico super feliz em contribuir. Também agradeço por nos lista no blogroll. Boa sorte no blog e na vida. Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...