Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

De pernas pro ar - recontando a nossa história - Josiane da Silva



A capoeira, além de um forte instrumento de inclusão social, é também amplamente utilizada como ferramenta pedagógica no processo de ensino infantil, especialmente após a edição da lei 10.639/03, que dentre outras providências estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

Para os capoeiristas que trabalham ministrando aulas para crianças, o livro “De pernas pro ar - recontando a nossa história”, da capoeirista e pedagoga pós graduada em Educação Física Josiane da Silva é uma boa dica para incrementar ainda mais as aulas, pois é uma das raras publicações sobre capoeira exclusivamente direcionada para o público infanto-juvenil.

 Autora divulgando seu livro em Fortaleza

Em uma linguagem lúdica e didática, além das excelentes ilustrações de Eduardo Araújo Silva, o livro narra a história da capoeira, manifestação cultural genuinamente brasileira que surgiu nos tempos da escravidão e hoje ganhou o mundo, estando presente em mais de 150 países.

O livro faz parte do projeto “Pratique capoeira”, idealizado pela autora com o objetivo de difundir a capoeira junto à comunidade escolar, desenvolvendo a coordenação motora, flexibilidade, ritmo e expressão corporal, com enfoque nas relações de amizade e respeito ao próximo. 

Aprovado pela Secretaria Estadual de Cultura através do PROAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, o projeto recebeu patrocínio da empresa Belgo Bekaert Arames e ArcelorMittal, além do apoio da prefeitura de Hortolândia e do Instituto Brasileiro de Esporte, Cultura e Arte – IBECA.

Josi, como a autora é conhecida na capoeira, é membro do grupo IBECA, sob a supervisão de mestre Formiga e fundou um Espaço Cultural onde desenvolve suas atividades, além de realizar diversos projetos em diferentes instituições da cidade de Campinas – SP. 

Para adquirir o livro, entre em contato com a autora através do e-mail: josi_capoeira@hotmail.com

Referência Bibliográfica:
SILVA, Josiane da. De pernas pro ar: recontando a nossa História. Campinas: Reverbo editora, 2010.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa e por proporcionar a nós capoeiristas e admiradores da nossa arte,em ter mais um espaço informativo da capoeira,abraço.
    Mestre Tosta- Presidente do Centro de Ensino Camugerê Capoeira- Salvador-Bahia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mestre Tosta! Agradeço por sua visita ao blog. Fico bem feliz que tenha gostado deste espaço. Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...