Páginas

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Capoeira de Besouro



Essa é uma dica imperdível para quem teve a oportunidade de assistir o musical “Besouro Cordão de Ouro”, produzido em 2006 e apresentado em circuito nacional.

O musical é belíssimo e tem como característica marcante as canções interpretadas ao longo da apresentação, que contam a trajetória do lendário capoeira Besouro Cordão de Ouro ou Besouro Mangangá. 

O trabalho desenvolvido no musical é de alto nível, tendo, inclusive, sido agraciado com o Prêmio Shell de Teatro na categoria melhor música do ano de 2007, além de merecer a produção de um cd próprio do espetáculo.

Gravado no final de 2010, o cd “Capoeira de Besouro” apresenta todas as canções do musical “Besouro Cordão de Ouro”, além de composições inéditas, todas de autoria do poeta e compositor Paulo César Pinheiro.

O cd foi produzido pelo selo Quitanda de Maria Bethânia, que ficou responsável pela direção artística do projeto.

O projeto gráfico foi feito com ilustrações de xilogravura, no estilo dos cordéis, dando ao cd um visual bem interessante.

A produção contou com a participação de Mestre Camisa (Abadá Capoeira) tocando o berimbau Gunga e na autoria de texto no encarte do cd acerca dos diferentes toques do berimbau. Também participou da produção do cd e integra o elenco do musical, o capoeira Victor Lobisomem, também da Abadá Capoeira.

Quem ainda não ouviu o cd, não perca essa oportunidade! É imperdível e item essencial no acervo de qualquer capoeira!

O cd está disponível para compra em:

E para quem é de Fortaleza, o cd encontra-se à venda na livraria Cultura localizada no Shopping Varanda Mall, que fica no cruzamento da Av. Dom Luís com Virgílio Távora - Tel: 4008.0800

Ficha Técnica:

Paulo Cesar Pinheiro: voz
Mestre Camisa: berimbau gunga
Victor Lobisomem: berimbau viola
Maurício Carrilho: violão
Luciana Rabelo: cavaquinho
Celsinho Silva: pandeiro
Paulinho Dias: percussão
Ana Rabello, Amelia Rabello, Luciana Rabello, Alan Rocha, Celsinho Silva, Jayme Vignoli, Leonardo Pereira e Paulinho Dias: coro

Faixas:

1. Toque De Amazonas
“Cordão de Ouro, Beira mar, Ogum, meu guia, salve Besouro Mangangá, rei da Bahia...”

2. Toque De Benguela
“Mãe África engravidou em Angola, partiu de Luanda e de Benguela, chegou e pariu a capoeira no chão do Brasil, verde e amarela...”

3. Jogo De Dentro
“Se você Camará entrar eu entro, eu vim aqui pra jogar Jogo de Dentro...”

4. Toque De São Bento Grande De Angola
“Quando eu era inda menino o meu pai me disse um dia: a balança da justiça nunca pesa o que devia, não me curvo à lei dos homens, a razão é que me guia, nem que seu avô mandasse eu não obedeceria...”

5. Toque De São Bento Pequeno
“No coração contra o veneno a proteção é São Bento Pequeno...”

6. Toque De Cavalaria
“Não adianta o armamento pra quem tem medo e covardia, é mão na terra, é pé no vento, vamos tocar Cavalaria...”

7. Toque Se Santa Maria
“Quando a lua alumia o terreiro, o major desce da montaria, São Jorge virou padroeiro, tem seu quadro cada Academia...”

8. Toque De Barravento
“No jogo da capoeira berimbau sabe o seu fundamento, parece som de cachoeira o toque de Barravento...”

9. Toque De Iúna
“O canto soou na pedreira, na mata, no mar, na laguna, é morte que vem traiçoeira, quem mostra é o toque de Iúna...”

10. Toque De Angola Dobrada
“Contra bota de quem manda, o chicote e a pistola, eu já dei tesoura e banda, rapa, soco, tapa e sola, nunca fujo de demanda e nem de ramandiola, tenho sangue de Luanda, venho da nação de Angola...”

11. Toque De Angola
“Camará, vem jogar de Angola, camará, no terreiro grande, camará, minha grande escola, camará, foi Filhos de Gandhi...”

12. Toque De Idalina
“Camará abre a roda, chegou Nego-Mina, veio no toque de Idalina, foi com ele que a noite surgiu na surdina...”

13. Jogo De Fora
“Eu quero ver quem fica, eu quero ver quem sai, eu quero ver quem pula, eu quero ver quem cai...”

14. Toque De Tico-Tico
“Camará ninguém dá tombo num guerreiro de Guiné, vou-me embora pro quilombo, lá de ilha de Maré...”

15. Samba De Roda
“Quando eu morrer me enterrem na Lapinha, calça-culote, paletó-almofadinha...”

NOTA: Em 06/07/11 o cd Capoeira de Besouro venceu as categorias de Melhor Álbum Regional e Melhor Projeto Visual no tradicional Prêmio da Música Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...