Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Coleção Brasiliana Itaú


Nesse fim de semana tive a oportunidade de ir conferir a coleção Brasiliana do Itaú Cultural que esteve em exposição aqui em minha cidade e saí de lá feliz por ter tido a oportunidade de ter visto uma coleção tão preciosa de objetos que estão relacionados com a história de nosso país, inclusive com a história da capoeira. 


Como capoeirista me senti na obrigação de fazer um post aqui no blog sobre essa exposição e indicá-la aos amigos e camaradas, pois é uma oportunidade única de ver os desenhos originais de Debret e Rugendas, tão conhecidos na capoeira. 
A coleção começou a ser montada em 2000 pelo banqueiro Olavo Setubal, pessoa extremamente interessada na cultura e história brasileira. 
A exposição apresentou ao público cerca de 300 itens do acervo da coleção, que hoje conta com mais de cinco mil objetos.
São aquarelas, desenhos, pinturas, mapas, livros e objetos que retratam a história de nosso país desde o século XVI até os dias atuais.
A exposição está dividida em sete núcleos:
  • Terra Brasilis -  apresenta os primeiros livros de cartografia e mapas que retratam as terras recém descobertas nos séculos XVI e XVII, como o Brasil.
  • Brasil Holandês - dedicada a obras de grandes artistas holandeses como Albert Eckhout e Frans Post, traduzidas por Maurício de Nassau e os livros publicados de volta à Holanda.
  • Brasil dos naturalistas e Brasil dos viajantes - abrangem gravuras, pinturas e livros dos principais naturalistas e artistas viajantes da Europa que vieam ao Brasil no século XIX.
  • Rio de Janeiro - apresenta a bela e rica iconografia da cidade e seus habitantes ao longo do século XIX.
  • Memória da Cultura - dedicada as primeiras publicaçãoes de importantes autores de nossa literatura, como os cearenses José de Alencar e Rachel de Queiroz, aos primeiros impressos do Brasil, com documentos origianis de todos os governates do país e de grandes brasileiros, uma coleção inteiramente dedicada a Santos Dumont e um conjunto único dedicado a escravidão.
  • Livros de artistas - exibe publicações de nossos maiores artistas em conjunto com o talento de grandes escritores e autores.

Fiquem ligados, se a exposição estiver em sua cidade, vale a pena conferir!

Abaixo, algumas fotos que bati:

Jogar capoeira - Rugendas
Engenho de cana de açúcar - Debret
São Salvador - Rugendas
Negros serradores de tábuas - Debret

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...