Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Muito prazer, Eu sou a capoeira


A Capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música, contribuindo decisivamente para a difusão da língua portuguesa pelo mundo. Através da série, que estreia na grade da TV Brasil, de segunda (9) a sexta (13), sempre às 22h, o telespectador acompanha esta trajetória de mais de 300 anos de história. Praticada em mais de 150 países, em todos os lugares a língua cantada é o português e, a cada roda, a cultura brasileira é reafirmada.

Beto Simas, o Mestre Boneco, viaja pelo Rio de Janeiro, Salvador, Los Angeles, Nova York, Montreal e Tel Aviv, para mostrar por que a capoeira integra e transforma, é filosofia e magia.

Roda de capoeira no Pelourinho - Salvador, BA

No primeiro episódio, Muito Prazer, Eu sou a Capoeira, Mestre Boneco investiga as origens desta arte. Foi na Pedra do Sal, no Cais do Valongo ou foi nas antigas senzalas? Ninguém sabe ao certo onde surgiu a prática que reunia em rodas pessoas cantando e brincando com o corpo. O fato é que, a Capoeira foi inventada no Brasil, mas tem muito da cultura africana em suas raízes. Aos poucos foi se propagando por toda a cidade do Rio de Janeiro, do subúrbio à zona sul, e foi formando escolas com objetivos bem diferentes.
Roda em Venice Beach, Los Angeles

Da região da Gamboa, a capoeira chega ao subúrbio carioca, e posteriormente atinge a Zona Sul, a classe média de Ipanema, através de Agenor Moreira Sampaio, o Sinhozinho. Mestre Boneco entrevista um dos seus mais famosos alunos, Rudolf Hermany.
Mestre Boneco na Calçada da Fama, em Hollywood

O episódio também aborda a importância da roda de capoeira e sua simbologia. Os benefícios alcançados pelo corpo e pela alma dos praticantes. Alguns exaltam na prática o puro entretenimento; outros veem o desenvolvimento do corpo como sua principal função. A história, a simbologia da capoeira e a propagação da língua portuguesa são o tema da estreia.
Apresentação Beto Simas (Mestre Boneco)
Direção Luiz Fernando Goulart
Coprodução TV Brasil e Bossa
Horário: 22h

Vídeos relacionados:



Episódios:

1 - Muito prazer, Eu sou a capoeira

2 - Capoeira angola e capoeira regional

Gravado em Salvador, o segundo episódio de Capoeira vai ao ar nesta terça (10), às 22h, e apresenta as particularidades da Capoeira Angola e da Capoeira Regional. A história dos grandes mestres fundadores de cada modalidade – Pastinha e Bimba, referências da Capoeira Angola e da Capoeira Regional, respectivamente. Mestre Boneco conversa com Mestre Itapoan, um dos mais próximos discípulos de Bimba. No Rio Vermelho, encontra mais um dos alunos do grande mestre da capoeira regional, o Mestre Xaréu, que, após sua morte, procurara dar prosseguimento à sua obra. Xaréu se formou em Educação Física na Universidade Federal da Bahia, é professor e autor de livros sobre o ensino da capoeira em escolas e universidades.

Também é na Bahia que estão os grandes artesãos do berimbau, como Mestre Olavo. Ele apresenta os tipos de berimbau que são usados e os toques do instrumento que caracterizam as vertentes, angola e regional, tocados no mundo todo. Em Salvador, a música, os instrumentos, as danças, a religião; tudo remete às origens africanas de seus cidadãos. Não é coincidência que grandes referências da Capoeira surgiram ali.

3 - Capoeira, língua universal

A capoeira é praticada em mais de 150 países e a língua portuguesa é ensinada em diversas escolas, academias e até em universidades. Tudo isso se deve aos praticantes e mestres de capoeira que saíram do Brasil. Profissionais e academias multiplicaram-se ao longo dos anos, para atender a demanda cada vez maior dos estrangeiros, ávidos pelo contato com a prática e com a cultura brasileira.

Durante as gravações, Beto Simas, o Mestre Boneco, conhece pessoas que tiveram suas vidas tocadas pela magia da capoeira, em lugares distintos como Los Angeles, Nova York, Montreal e Tel Aviv. Este episódio reafirma o caráter divulgador da língua portuguesa que só a capoeira consegue atingir. Histórias surpreendentes marcam Capoeira, Língua Universal.

4 - Jogo capoeira, sou igual a todo mundo

A capacidade integradora da capoeira é apresentada por Mestre Boneco no quarto e penúltimo episódio, nesta quinta (12), às 22h. Não importa a idade, sexo, a raça ou a condição social. O poder simbólico de igualdade expresso na roda de capoeira, onde não há posição melhor ou pior e todos estão de pés descalços, é narrado. Nela, todos estão ali, como um só, participando, cantando e batendo palmas.

Os cantos soam como mantras e qualquer pessoa é sempre bem-vinda à roda. Esta filosofia primordial pode ser vista em Tel Aviv, entre judeus e palestinos; ou em Los Angeles, com mexicanos e outros estrangeiros. Pode ser vista também no Canadá, entre uma turma de adolescentes que participa de reabilitação de drogas, ou no Brasil, entre jogadores das mais diferentes classes sociais.

Meste Boneco passeia através das histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas. Antes, sem objetivo na vida, encontraram na capoeira um porto seguro, e nos demais praticantes, uma família. Casais que se encontraram por meio da capoeira, crianças e adolescentes, que tiveram suas vidas completamente modificadas pela prática, dão depoimentos e abrem suas vidas em prol desta arte que transmuta.

5 - Capoeira, um jogo que não tem fim

O último episódio da série Capoeira vai ao ar nesta sexta (13), às 22h, e mostra o seu reconhecimento como patrimônio cultural. Relata como este reconhecimento elevou a prática a um diferente patamar. Antes marginalizada, hoje é admirada com respeito por autoridades do mundo inteiro.

Uma roda de capoeira jogada na sede da ONU, depoimentos dos mestres que estão no Brasil e dos que saíram do país, e o que é necessário para tornar-se um mestre de capoeira, são alguns dos assuntos abordados. Capoeira, um jogo que não tem fim mostra como se dá a profissionalização do capoeirista e diz quais são os requisitos básicos necessários. Aborda, também, as responsabilidades dos mestres que difundem a arte da capoeira pelo mundo.

Fotos:
Roda em academia em Los Angeles
Mestre Boneco no Muro das Lamentações, em Israel
Mestre Boneco em escola municipal no Brooklin, Nova York
Mestres João Grande e Boneco, Salvador
Mestre Gigante e Boneco, Salvador
Jogando capoeira em Jerusalém, Israel
Roda na Calçada da Fama, em Hollywood
Roda no Palácio das Artes em Montreal
Roda em Tel-Aviv, Israel
Jogando na Calçada da Fama, Hollywood

Fonte: Tv Brasil

OBS: Postei em 04/11 aqui no blog os links de uma gravação caseira desse documentário que encontrei no youtube. Confira os links aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...