Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Gingando pela paz no Haiti

A capoeira é uma arte que tem um potencial de transformação ilimitado sobre o ser humano. Muitos são os exemplos de projetos sociais que auxiliam na educação e formação cidadã de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Brasil e no mundo. 

Um dos projetos mais bonitos que tive a oportunidade de ter conhecimento é o Gingando pela Paz no Haiti, desenvolvido pela ong Viva Rio, que a convite da ONU implantou no Haiti a partir de 2007 uma série de programas nas áreas de segurança, educação, saúde, meio ambiente, cultura e esporte. 

O Gingando pela Paz no Haiti, idealizado e coordenado pelo mestre de capoeira e artista plástico brasileiro Saudade, tem como objetivo promover a paz, evitando o envolvimento de jovens com a violência. Nesse sentido, a capoeira é utilizada como ferramenta para estimular o desenvolvimento social e humano, aprimorar potencialidades e habilidades, ampliar a consciência crítica e fortalecer o sentimento de responsabilidade e de superação de limitações entre os jovens. A primeira turma contou com 15 alunos e atualmente o projeto envolve cerca de 500 jovens. Parabéns a todos que se dedicam a esse belo trabalho!

O Haiti é considerado o país mais pobre das Américas. Muitos devem lembrar dele especialmente por conta  do terremoto de proporções catastróficas que atingiu o país em 12 de janeiro de 2012, deixando cerca de 200 mil mortos, milhões de desabrigados e a economia local destruída. A população haitiana vive em condições de vida precárias, de forma que as crianças e adolescentes crescem em um ambiente extremamente hostil. É nesse ponto que o projeto Gingando pela Paz atua, estimulando o desenvolvimento de valores como o respeito, a solidariedade, a paz, a união, para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, futuros educadores em capoeira, multiplicadores da paz e construtores de uma sociedade mais humana.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre essa belíssima iniciativa pode conferir o blog do projeto, que apesar de não estar sendo atualizado devido a grande demanda de trabalho que os responsáveis tem no Haiti, contém muitos textos, fotos e vídeos das atividades que são desenvolvidas por lá. Muitos dos relatos são preciosos, é quase impossível não se emocionar lendo.

Para os que preferirem, há a possibilidade de acompanhar o projeto através da página no facebook e ficar por dentro de todas as novidades em tempo real.

Confira alguns vídeos do projeto:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...