Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Curso Patrimônio Imaterial: fortalecendo o Sistema Nacional

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a UNESCO, está oferecendo o curso à distância Patrimônio Imaterial: fortalecendo o Sistema Nacional com o objetivo de capacitar gestores culturais para atuarem na salvaguarda do patrimônio cultural imaterial brasileiro. Estão sendo ofertadas 200 vagas gratuitas para profissionais de todo o Brasil. As inscrições estão abertas até o dia 08 de fevereiro e o resultado da seleção será divulgado até o dia 20 de fevereiro. As aulas do curso serão realizadas entre os dias 1º de março e 4 de maio, totalizando 65 horas.

Confira abaixo as disciplinas e o perfil dos professores:

Ambientação em EAD
Profa. Patrícia FariaGraduada em Psicologia pela UFMG, é especialista em Planejamento e Gestão Cultural pelo IEC/PUC-Minas. Desde 1992 é Coordenadora da Escola Livre COMUNA S.A., que em 2007 tornou-se um Pontão de Cultura com o projeto “Formação em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura” de todo Brasil.

Tratando de Conceitos
Profa. Mônia SilvestrinPossui graduação em Historia pela Universidade Federal do Paraná e mestrado em História pela USP. Atualmente é Coordenadora de Identificação do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN. Atua como docente no Ensino Superior desde 2003 e, como pesquisadora, estuda temas como literatos, história das idéias, história cultural e patrimônio cultural.

Comunidade e Gestão do Patrimônio
Prof.Letícia ViannaMestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (1993) e doutora em Antropologia Social no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Desde 2007 é consultora no Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN, e pesquisadora do Laboratório Transdisciplinar de Estudos da Performance da UNB.

Convenção 2003 da UNESCO
Prof. Lucas dos Santos RoqueMestre em Antropologia. Atualmente trabalha como consultor autônomo. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente em meio ambiente, patrimônio imaterial e desenvolvimento sustentável. É consultor da UNESCO para fortalecimento das capacidades para a implantação da Convenção de 2003.

Legislação Brasileira (PNPI, Estados e Municípios)
Prof. Mário PragmacioAtualmente é assessor jurídico do gabinete da vereadora Sonia Rabello (PV/RJ), e atua nas áreas de meio ambiente, patrimônio cultural, cidade e educação. É professor do curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense – UFF, lecionando as disciplinas “Legislações de Incentivo à Cultura e Direitos Autorais”, “História do Patrimônio Cultural” e “Projeto Cultural IV”.

Instrumentos de gestão e políticas de fomento 
Profa. Elisabeth CostaGraduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da UFRJ em 1974, Mestre em Psicolinguística, pela UFRJ em 1996 e Doutora em Antropologia Cultural, pela UFRJ em 2005. Desde 2010 é chefe da Divisão de Pesquisa do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular.

Intersetorialidade, Patrimônio e Desenvolvimento
Profa. Juliana SantilliGraduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília (2004), e doutora em Direito (área de concentração: Direito Socioambiental) pela PUC-PR (2009). É promotora de justiça do Ministério Público do Distrito Federal, já tendo atuado nas áreas de meio ambiente, patrimônio cultural, criminal e direitos humanos.

Instrumentos e práticas de salvaguarda
Profa. Márcia Santanna Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2004). Até março de 2011 trabalhou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) onde exerceu diversos cargos, entre os quais o de Diretora do antigo Departamento de Proteção (1998-1999) e Diretora do atual Departamento de Patrimônio Imaterial (2004-2011).


Informações: suporte@inspirebr.com.br

ATUALIZAÇÃO!
Confira a lista dos selecionados para participar do curso:
Turma 1
Turma 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...