terça-feira, 22 de janeiro de 2013
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
Curso Patrimônio Imaterial: fortalecendo o Sistema Nacional
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a UNESCO, está oferecendo o curso à distância Patrimônio Imaterial: fortalecendo o Sistema Nacional com o objetivo de capacitar gestores culturais para atuarem na salvaguarda do patrimônio cultural imaterial brasileiro. Estão sendo ofertadas 200 vagas gratuitas para profissionais de todo o Brasil. As inscrições estão abertas até o dia 08 de fevereiro e o resultado da seleção será divulgado até o dia 20 de fevereiro. As aulas do curso serão realizadas entre os dias 1º de março e 4 de maio, totalizando 65 horas.
Confira abaixo as disciplinas e o perfil dos professores:
Ambientação em EAD
Profa. Patrícia Faria - Graduada em Psicologia pela UFMG, é especialista em Planejamento e Gestão Cultural pelo IEC/PUC-Minas. Desde 1992 é Coordenadora da Escola Livre COMUNA S.A., que em 2007 tornou-se um Pontão de Cultura com o projeto “Formação em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura” de todo Brasil.
Tratando de Conceitos
Profa. Mônia Silvestrin - Possui graduação em Historia pela Universidade Federal do Paraná e mestrado em História pela USP. Atualmente é Coordenadora de Identificação do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN. Atua como docente no Ensino Superior desde 2003 e, como pesquisadora, estuda temas como literatos, história das idéias, história cultural e patrimônio cultural.
Comunidade e Gestão do Patrimônio
Prof.Letícia Vianna - Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (1993) e doutora em Antropologia Social no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Desde 2007 é consultora no Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN, e pesquisadora do Laboratório Transdisciplinar de Estudos da Performance da UNB.
Convenção 2003 da UNESCO
Prof. Lucas dos Santos Roque - Mestre em Antropologia. Atualmente trabalha como consultor autônomo. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente em meio ambiente, patrimônio imaterial e desenvolvimento sustentável. É consultor da UNESCO para fortalecimento das capacidades para a implantação da Convenção de 2003.
Legislação Brasileira (PNPI, Estados e Municípios)
Prof. Mário Pragmacio - Atualmente é assessor jurídico do gabinete da vereadora Sonia Rabello (PV/RJ), e atua nas áreas de meio ambiente, patrimônio cultural, cidade e educação. É professor do curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense – UFF, lecionando as disciplinas “Legislações de Incentivo à Cultura e Direitos Autorais”, “História do Patrimônio Cultural” e “Projeto Cultural IV”.
Instrumentos de gestão e políticas de fomento
Profa. Elisabeth Costa - Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da UFRJ em 1974, Mestre em Psicolinguística, pela UFRJ em 1996 e Doutora em Antropologia Cultural, pela UFRJ em 2005. Desde 2010 é chefe da Divisão de Pesquisa do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular.
Intersetorialidade, Patrimônio e Desenvolvimento
Profa. Juliana Santilli - Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília (2004), e doutora em Direito (área de concentração: Direito Socioambiental) pela PUC-PR (2009). É promotora de justiça do Ministério Público do Distrito Federal, já tendo atuado nas áreas de meio ambiente, patrimônio cultural, criminal e direitos humanos.
Instrumentos e práticas de salvaguarda
Profa. Márcia Santanna - Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2004). Até março de 2011 trabalhou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) onde exerceu diversos cargos, entre os quais o de Diretora do antigo Departamento de Proteção (1998-1999) e Diretora do atual Departamento de Patrimônio Imaterial (2004-2011).
Inscrições: http://www.inspirebr.com.br
Informações: suporte@inspirebr.com.br
Confira a lista dos selecionados para participar do curso:
Turma 1
Turma 2

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
Vaga de emprego em Recife: Educador social - Capoeira
Descrição da vaga:
Atuar com desenvolvimento ações programáticas de arte-educação, através da capoeira para favorecer a linguagem corporal entre crianças de 0 a 2 anos e suas mães e crianças de 4 a 11 anos. Ter propósito de favorecer a transformação social, a fim de contribuir para o bem-estar das crianças e suas famílias, de acordo com as políticas e diretrizes da instituição.
Requisitos:
Experiência em desenvolver capoeira para crianças e adolescentes, trabalhos comunitário, social e voluntário e em abordagem e acolhimento de pessoas.
Ensino Médio completo.
Conhecimentos no pacote Office (Word, Excel,Power Point), internet, processos de aprendizagem da arte-educação, fases do desenvolvimento físico e psicomotor, história e desenvolvimento das expressões culturais: capoeira, samba de roda e maculelê.
Habilidades para lidar com grupos nas diversas faixas etárias e criatividade na resolução dos problemas.
Ter iniciativa, sensibilidade, entendimento quanto às questões sociais e bom relacionamento com pessoas de diversos grupos socioculturais.
Ser comunicativo, organizado, responsável e estar disposto a enfrentar novas situações.
Salário: R$ 779,00
Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Assistência Odontológica, Auxílio Creche, Previdência privada, Vale-transporte
Regime de contratação: CLT (Efetivo)
Horário: De segunda a sexta, das 8h às 17h.
Cidade: Recife - PE
Maiores informações: Catho

terça-feira, 8 de janeiro de 2013
Angolan Roots of Capoeira
Angolan Roots of Capoeira é um documentário que acompanha Mestre Cobra Mansa e sua equipe em uma viagem por Angola e pelo Brasil pesquisando as lutas, danças, músicas, instrumentos e a diversidade de manifestações culturais que se relacionam com o surgimento e desenvolvimento da capoeira. Em suma, a pesquisa é uma busca pelas raízes africanas da capoeira.
A equipe de produção é composta por mestre Cobra Mansa, Matthias Assunção, historiador da Universidade de Essex na Inglaterra e autor do livro Capoeira. The history of an Afro-Brazilian martial art, Richard Pakleppa, produtor de filmes independentes da Namíbia, a etnomusicóloga Christine Dettmann, a especialista em História Angolana da Universidade de Princeton nos Estados Unidos Mariana Candido e a editora de filmagem Catherine Meyburgh.
A previsão de lançamento do filme é em julho de 2013 e para a conclusão deste projeto a equipe de produção está angariando doações de toda comunidade da capoeira. Confira o vídeo do projeto:
Confira também um trecho dos bastidores da gravação:
Para mais informações e doações, acesse o blog do projeto, a página no Indiegogo ou a página no facebook.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Prêmio Funarte de Arte Negra 2013
Estão abertas até o dia 25 de março as inscrições as inscrições para o Prêmio Funarte de Arte Negra 2013. Serão premiados 33 projetos nas áreas de circo, música, dança, artes visuais, teatro e preservação da memória. Para participar é necessário que os proponentes se declarem como pretos ou pardos, categorias de classificação de cor ou raça adotada pelo IBGE. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar oportunidades de acesso aos meios de produção a produtores e artistas negros. Para consultar o edital, clique aqui.
Fonte: Funarte

Assinar:
Postagens (Atom)