Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Capoeira Solidária - Natal 2012

Grupos de capoeira promovem campanha de Natal

Até 20 de dezembro, a campanha CAPOEIRA SOLIDÁRIA - NATAL 2012 vai arrecadar lanches, brinquedos e quantias em dinheiro para crianças do Pirambu, Serrinha e comunidade das Placas, todas ligadas ao mundo da capoeiragem

A reunião do aprendizado do jogo da capoeira com a solidariedade vai ajudar a construir um momento especial para crianças de três comunidades de Fortaleza. Os grupos Centro Cultural Capoeira Água de Beber (Cecab), Nação Brasileira e Equipe Cultural de Capoeira promovem a campanha Capoeira Solidária - Natal 2012, que vai arrecadar brinquedos novos e usados (em bom estado de uso), lanches ou qualquer quantia em dinheiro para crianças com idade entre 5 e 12 anos.

Elas moram no Pirambu, Serrinha e comunidade das Placas, em Fortaleza, e participam, direta ou indiretamente, de projetos sociais ligados à prática da capoeiragem. A arrecadação é uma iniciativa da Rede de Desenvolvimento Econômico da Capoeira, criada recentemente da união de nove grupos da Capital. O objetivo é promover iniciativas coletivas para a sustentabilidade econômica da capoeira na cidade, sempre em diálogo com grupos e capoeiristas de todo o mundo.

Fundador e presidente do Cecab, Mestre Ratto explica que a rede atua na integração dos grupos, facilitando a circulação de verbas para eventos de capoeira, além de valorizar os mestre locais, mapear a produção de material e sistematizar as necessidades do setor, sendo a primeira iniciativa do Brasil de grupos de capoeira em torno da sustentabilidade econômica. “O dinheiro vai circular dentro da rede. Quem quiser comprar um berimbau ou uma camisa, por exemplo, compra de alguém do círculo”, explica.

A Rede é composta pelos grupos: Escola de Capoeira (Contramestre Olímpio), Acapoeira (Mestre Maizena), Capoeira em Movimento (Mestre Auricélio), União Capoeira (Mestre Marrom), Luz Viva (Contramestre Aramola), Capoeira Brasil (Mestre Paulão), Centro Cultural Capoeira Água de Beber (Mestre Ratto), Nação Brasileira (Mestre Envergado) e Equipe Cultural de Capoeira (Contramestre Piolho).

A campanha Capoeira Solidária - Natal 2012 é a abertura de uma série de ações da Rede pensadas para o decorrer do próximo ano em torno de incentivar o trabalho coletivo entre os capoeiristas, buscando valorizar a prática da arte e ampliar os projetos sócio-culturais desenvolvidos entre diversos públicos de Fortaleza. “A gente sabe que o País possui uma desigualdade muito grande e a capoeira está presente em toda a sociedade, conhece as realidades”, destaca Ratto, capoeirista há 30 anos e Mestre há dez.

As doações podem ser feitas até o dia 20 de dezembro, na sede do Cecab.

Mais informações:
CENTRO CULTURAL CAPOEIRA ÁGUA DE BEBER (CECAB)
Mestre Ratto: (85) 8866-5835
Endereço: rua Cônego Lima Sucupira, nº 1436, Serrinha, Fortaleza (CE)
(Próximo ao Aeroporto Internacional Pinto Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...