Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

Bidna Capoeira



"Quando a capoeira veio para o acampamento minha vida começou a ser bonita"
Marian, 7 anos

Recebi uma notícia de capoeira pelo Google Alerts essa semana que me chamou a atenção e resolvi ler um pouco mais sobre o assunto e divulgar um trabalho com capoeira muito bonito aqui no blog. 

Trata-se do Bidna Capoeira, que em árabe quer dizer "queremos capoeira", uma iniciativa que proporciona aulas de capoeira para crianças e jovens dos acampamentos de refugiados na Cisjordânia.

O projeto foi oficialmente registrado como uma ONG no Reino Unido em 2010, mas é um fruto de diferentes trabalhos que vinham sendo desenvolvidas pelo capoeirista Tarek Alasleh desde 2007, como por exemplo o CapoeirArab. 

O objetivo é proporcionar o direito de brincar a crianças em situações de vulnerabilidade social nos acampamentos de refugiados, especialmente aquelas expostas à violência. Para isso, a capoeira é a principal ferramenta, utilizada como instrumento para proporcionar lazer e cultura. 

Segundo os dirigentes do projeto, os efeitos provocados no comportamento das crianças é nitidamente perceptível, havendo uma diminuição dos comportamentos agressivos e uma melhoria nas relações sociais.

Este trabalho já contou com o apoio de várias instituições, inclusive da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina, mas está constantemente a procura de novos parceiros e apoiadores. Há, inclusive, oportunidade para capoeiristas que queiram se juntar ao projeto, basta preencher o formulário disponível no site da instituição.

Vale a pena visitar o site deles e conferir os vídeos e as fotos. É muito bonito de ver a força de transformação que a capoeira tem, capaz de modificar vidas por onde ela for. 

Aqui no Brasil quase todos os grupos de capoeira desenvolvem trabalhos com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e os capoeiras sabem dos benefícios que a capoeira pode proporcionar a estes jovens. Imaginar que esses mesmos benefícios são proporcionados do outro lado do mundo a crianças que enfrentam barreiras culturais, inclusive religiosas, é que nos faz ver que realmente a capoeira é uma linguagem universal.

Para mais informações, visite o site oficial do projeto: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...