INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 30/10/11!!
O Ministério da Cultura lançou este mês o Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 - Edição Albertina Brasil - Nada sobre nós sem nós, que irá conceder um prêmio no valor de R$ 12.500,00 a 30 iniciativas culturais já realizadas que promovam a inclusão de pessoas com deficiência através da arte. Alguns grupos de capoeira desenvolvem atividades com deficientes e está é uma boa oportunidade de captarem verba para dar suporte aos seus projetos de acessibilidade.
As iniciativas poderão ser inscritas em 2 categorias:
I - Expressão Artística: atividades de Artes Cênicas, Música, Literatura, Artes Visuais, Audiovisual, entre outras. – 20 prêmios, sendo 4 para cada região do país, limitado a 1 por unidade federativa;
Nessa categoria poderão concorrer:
a. Pessoas físicas com deficiência;
b. Grupos informais que apresentem, na iniciativa inscrita, pelo menos um artista com deficiência;
c. Instituições de direito privado, sem fins econômicos, envolvidas em ações de fomento e difusão das expressões culturais da pessoa com deficiência, que apresentem, na iniciativa inscrita, pelo menos um artista com deficiência.
II - Acessibilidade: Desenvolvimento de Produtos Culturais ou Ações Culturais com Acessibilidade: 10 prêmios, sendo 2 para cada região do país, limitado a 1 por unidade federativa.
Nessa categoria poderão concorrer:
a. Pessoas físicas com deficiência ou sem deficiência;
b. Grupos informais que tenham ou não, em sua composição, pessoa com deficiência;
c. Instituições de direito privado, sem fins econômicos, envolvidas em ações de fomento e difusão das expressões culturais da pessoa com deficiência.
Nesta edição do Concurso Público, o Ministério da Cultura homenageará Albertina Brasil Santos, ativista com deficiência visual e pioneira na Administração Pública Federal em sensibilizar as diferentes esferas de governo e as comunidades culturais para a promoção do talento das distintas expressões de artistas com deficiência. Como funcionária da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), coordenou o projeto Arte Sem Barreiras, criado por ela e outros colaboradores a partir do programa norteamericano Very Special Arts. Albertina faleceu em 05 de janeiro de 2004 e é reconhecida como a principal responsável pela criação do maior e mais conceituado movimento nacional da cultura pela inclusão.
Mais informações: http://www.cultura.gov.br/site/2011/08/04/acao-inclusiva/
Fonte: Minc
Nenhum comentário:
Postar um comentário