Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2011

CapoeiraGens - Não existe árvore sem raiz



CapoeiraGens é uma ferramenta interessantíssima de estudo da capoeira desenvolvida com o intuito de elaborar uma "árvore genealógica" dessa arte brasileira, mapeando os mestres de capoeira, seus discípulos e descendências.

A idéia surgiu inicialmente como um projeto pessoal de Teimosia (Bruno Sousa), analista de sistemas e capoeirista de Minas Gerais, porém a idéia cresceu e agora tornou-se um arquivo público, disponível no sítio:

Em um programa de computador foram sendo registrados dados referentes aos mestres e seus discípulos, coletados em diferentes fontes, tais como livros, e-mails, conversas, etc. O programa armazena as informações em um banco de dados e elabora um diagrama, indicando a partir dos mestres de capoeira, as linhagens que dele surgiram.

O resultado é impressionante! No site é possível visualizar e fazer o download da árvore genealógica de grandes mestres da capoeiragem como Bimba, Pastinhas, Waldemar, Caiçara, Canjiquinha, João Grande, João Pequeno, Gato Preto, Camisa, Acordeon, Miguel Machado, Moraes e Suassuna.

Parte de diagrama da árvore genealógica de Bimba produzida pelo Capoeiragens 

Qualquer capoeira também pode auxiliar na construção e/ou correção dos mapas e ainda inserir seu próprio cadastro e sua linhagem no banco de dados, basta entrar em contato com o Teimosia.

Contato do idealizador do projeto: 


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...