Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Quilombo dos Palmares - Edison Carneiro

Esse mês dei um pulinho na livraria para comprar uns livros que estava precisando por conta do meu trabalho e acabei topando com um volume da 5ª edição do livro O Quilombo dos Palmares do etnólogo Edson Carneiro lançado em 2011. 

Não deu pra deixar essa oportunidade passar, pois a primeira vez que esse livro foi publicado no Brasil foi em 1947 e a derradeira edição data de 1988, ou seja, 23 anos atrás...

Ainda não terminei de ler, mas posso dizer que o livro é muito bom e indico essa leitura para quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre o quilombo dos Palmares, que diga-se de passagem é constantemente cantado nas rodas de capoeira.

Além desse livro ser uma referência de estudo sobre esse assunto, Edison Carneiro foi uma dos pesquisadores mais sérios sobre a cultura brasileira, tendo escrito diversos livros sobre o assunto, inclusive uma obra bastante conhecida no mundo da capoeiragem, o Cadernos de Folclore - Capoeira editado em 1975.

Então, fica aí a dica!

Sinopse

Nos anos 30 e 40 surgem as importantes pesquisas de Edison Carneiro, analisando as dimensões culturais africanas no Brasil, em especial as formas religiosas. Na abordagem sobre Palmares, uma grande viragem aconteceria em 1947. Praticamente refunda um debate mais tarde esquecido, mas profundamente atual: as experiências da diáspora e da história da África, produzindo um estudo original sobre a organização política, econômica, militar, cultural e social de Palmares, apontando para o fenômeno "contra-aculturativo". 

O pioneirismo e a sofisticação analítica foram únicos. Edison Carneiro foi um dos primeiros a sugerir uma classificação para os quilombos, chamando atenção para as “características e peculiaridades”, além de destacar os limites metodológicos das fontes usadas para analisá-los: produzidas pela repressão. Argumentou sobre uma tipologia, no caso uma “fisionomia comum”, sendo que para ele o “movimento da fuga” por si só constituía a “negação da sociedade oficial”, e a formação de comunidades era a “reafirmação da cultura e do estilo de vida africanos”. Foi assim pioneiro – depois, somente os estudos de Clóvis Moura deram continuidade – em conceber uma sociologia própria dos quilombos no Brasil. Segundo ele, o “tipo de organização” dos quilombos era de verdadeiros “estados africanos”. 
Flavio Gomes

Referência bibliográfica
Carneiro, Edison. O quilombo dos Palmares. São Paulo: WMF Martins, 2011. (Raízes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...