Páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

As Asas do Mestre - Uma Volta ao Mundo com a Capoeira - Mestre Ousado


Semana passada a Iúna Produções promoveu aqui em Fortaleza o lançamento do livro As Asas do Mestre - Uma Volta ao Mundo com a Capoeira, que relata a trajetória na capoeira de José Maria Cardoso da Costa, mais conhecido como mestre Ousado. Nascido no Maranhão, Mestre Ousado se iniciou na capoeira na década de 70 em São Paulo e hoje reside em Cingapura, onde desenvolve atividades de capoeira com o apoio do Governo brasileiro. 

Além de conter depoimentos de Mestre Ousado coletados entre os anos de 2007 e 2011, abordando suas vivências na capoeira, o livro também engloba temáticas como a história da capoeira, a preservação de sua identidade cultural, as escolas tradicionais - Angola e Regional, a constituição dos grupos, a difusão da capoeira pelo mundo, a regulamentação da profissão de mestre de capoeira e o papel das iniciativas governamentais.

Abaixo, segue o texto da contra capa do livro, escrito por Mestre Luiz Renato Vieira, organizador da obra:

Este livro conta a história de um brasileiro exemplar. Um capoeira dos tempos atuais, que enfrentou preconceitos e fez valer sua certeza no valor da arte-luta que hoje é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Mestre Ousado viveu no auge da esportivização da capoeira, nos anos 70 e 80, e se fez respeitar em rodas e competições em todo o Brasil. Partiu para a Europa e encarou os desafios da mundialização de uma manifestação cultural então pouco conhecida no exterior. Seguiu para a Ásia e continua firme em seu propósito de divulgar a cultura da capoeiragem. Sempre cercado de bambas, agregando os capoeiristas na luta pela divulgação da boa capoeira, Ousado é um exemplo de capacidade de trabalho e de determinação. Este livro conta sua história a partir de seus próprios depoimentos, preservando a riqueza de sua fala e a expressão das emoções que colecionou ao longo de mais de trinta anos de ensino da capoeiragem pelo mundo. Mais do que relatar sua experiência como mestre da luta brasileira, Mestre Ousado nos dá lições de como lidar com as dificuldades cotidianas e com a diversidade humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...