Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011


INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 30/10/11!!

O Ministério da Cultura lançou este mês o Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 - Edição Albertina Brasil - Nada sobre nós sem nós, que irá conceder um prêmio no valor de R$ 12.500,00 a 30 iniciativas culturais já realizadas que promovam a inclusão de pessoas com deficiência através da arte. Alguns grupos de capoeira desenvolvem atividades com deficientes e está é uma boa oportunidade de captarem verba para dar suporte aos seus projetos de acessibilidade.

As inscrições estarão abertas entre os dias 15 de agosto a 30 de setembro e somente poderão ser feitas pelos correios.

As iniciativas poderão ser inscritas em 2 categorias:

I - Expressão Artística: atividades de Artes Cênicas, Música, Literatura, Artes Visuais, Audiovisual, entre outras. – 20 prêmios, sendo 4 para cada região do país, limitado a 1 por unidade federativa; 

Nessa categoria poderão concorrer: 

a. Pessoas físicas com deficiência;

b. Grupos informais que apresentem, na iniciativa inscrita, pelo menos um artista com deficiência; 

c. Instituições de direito privado, sem fins econômicos, envolvidas em ações de fomento e difusão das expressões culturais da pessoa com deficiência, que apresentem, na iniciativa inscrita, pelo menos um artista com deficiência.

II - Acessibilidade: Desenvolvimento de Produtos Culturais ou Ações Culturais com Acessibilidade: 10  prêmios, sendo 2 para cada região do país, limitado a 1 por unidade federativa.

Nessa categoria poderão concorrer: 

a. Pessoas físicas com deficiência ou sem deficiência;

b. Grupos informais que tenham ou não, em sua composição, pessoa com deficiência;

c. Instituições de direito privado, sem fins econômicos, envolvidas em ações de fomento e difusão das expressões culturais da pessoa com deficiência.

Nesta edição do Concurso Público, o Ministério da Cultura homenageará Albertina Brasil Santos, ativista com deficiência visual e pioneira na Administração Pública Federal em sensibilizar as diferentes esferas de governo e as comunidades culturais para a promoção do talento das distintas expressões de artistas com deficiência. Como funcionária da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), coordenou o projeto Arte Sem Barreiras, criado por ela e outros colaboradores a partir do programa norteamericano Very Special Arts. Albertina faleceu em 05 de janeiro de 2004 e é reconhecida como a principal responsável pela criação do maior e mais conceituado movimento nacional da cultura pela inclusão.


Fonte: Minc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...