Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Atividades de capoeira na escola - Mestre Zumbi Bahia


Recebi por e-mail de Mestre Zumbi Bahia um interessante texto de sua autoria sobre a inserção da capoeira no contexto escolar como instrumento pedagógico complementar no aprendizado infantil. Estou disponibilizando aqui no blog o texto para os demais capoeiras lerem. 

Em consonância com o disposto na Lei 10.639/03, que institui o ensino obrigatório da disciplina de História e cultura afrobrasileira na rede de ensino do país, o texto apresenta dicas de atividades a serem realizadas com as crianças no âmbito escolar, explorando diferentes áreas do conhecimento, como: Estudos Sociais, Geografia, História, Ciências, Artes, Matemática, Português, etc.

As atividades tem como referencial temático a capoeira, porém permitem e estimulam a reflexão acerca da diversidade da cultura afrodescendente, levando o aluno a uma experiência plural e construtiva.

Mestre Zumbi Bahia é pedagogo com habilitação em Gestão Educacional e pós-graduação em Docência na Educação Superior. Atua como coordenador pedagógico do  Instituto Officina Affro em São Luís - Maranhão, além de coreógrafo, vocalista, compositor e percussionista.  

Contato: zumbibahia@yahoo.com.br

Para fazer o download do texto, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...