Caxirola. Este é o nome do instrumento musical licenciado pela Fifa para animar as torcidas durante os jogos da Copa 2014, substituindo as famosas vuvuzelas que embalaram as partidas durante a Copa da África do Sul em 2010.
Desenvolvido pelo músico Carlinhos Brown e tendo como inspiração o caxixi, instrumento tradicional da capoeira, a caxirola está sendo promovida nacionalmente como instrumento oficial da Copa no Brasil
O instrumento teve um lançamento oficial desastroso no dia 28, antes do clássico futebolístico Bahia e Vitória em Salvador. Na ocasião foram distribuídas mais de 30 mil unidades para os torcedores presentes, que tiveram ainda uma "caxiraula" ministrada por Carlinhos Brown de como tocar o instrumento.
Durante a partida, torcedores do Bahia descontentes com o mau desempenho de seu time e sua iminente derrota, arremessaram diversas caxirolas dentro do campo, fazendo com que a partida fosse interrompida. O fato foi notícia na mídia, inclusive a nível internacional. O jornal inglês The Guardian se pronunciou a respeito do instrumento comparando-o a granadas e criticando o intenso barulho produzido pelo chocalho, classificando-o como pior do que as vuvuzelas.
De acordo com dados disponíveis na internet, estima-se que mais de 50 milhões de caxirolas sejam colocadas à venda durante os jogos, com um valor entre R$ 20,00 e R$ 30,00. Façam os cálculos. Quem são os verdadeiros beneficiados com essa instrumento, para onde, ou melhor, para quem irá todo o dinheiro gerado?
Confira alguns pronunciamentos relacionados ao assunto:
“Somos contrários ao registro desse objeto pela iniciativa privada sem que as comunidades tradicionais que criaram os instrumentos originais sejam beneficiadas. É necessário discutir melhor a questão da propriedade intelectual e como recompensar os povos tradicionais por iniciativas como essas.” Josilene Magalhães, diretora substituta do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Palmares
"A caxirola também tem um sentido transcendental de cura, enfim, de paz com o mundo, de estar de fato em sintonia com a natureza e com todos os orixás". Dilma Rousseff , Presidente da República.
"Foi idealizado para se tornar o objeto da expressão das torcidas em 2014, não só em 2014, mas sim um legado sociocultural e musical para o Brasil. É um instrumento 100% brasileiro." Braskem - multinacional responsável pela produção do plástico utilizado da confecção da caxirola.
Fonte: Braskem, R7, Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário