Amigos, o blog Biblioteca da Capoeira está próximo de completar um ano de existência e estamos programando algumas modificações as quais acreditamos serem importantes para que continuemos com um trabalho de qualidade.
O nosso objetivo principal tem sido lançar um olhar mais aprofundado sobre a capoeira, difundindo informações que incentivem a sua pesquisa, a estruturação dos grupos e o estreitamento dos laços com as demais questões sociais e culturais que dialogam com a capoeira.
Sempre foi uma política do blog não promover a divulgação de eventos unicamente esportivos como encontros, batizados, troca de cordas etc, por entendermos que tais informações já são amplamente divulgadas na capoeiragem e que existem outras informações de caráter substancial para o desenvolvimento da capoeira que também merecem ser disseminadas e muitas vezes não encontram o devido espaço.
Essa iniciativa não tem nenhuma pretensão de desmerecer os eventos esportivos da capoeira, mas deve-se simplesmente ao fato de que escolhemos trabalhar sob um novo foco, abordando uma visão diferenciada da capoeira.
Pautados pela ética, procuramos sempre manter um caráter neutro no blog, não levantando a bandeira de nenhum grupo de capoeira específico e nesse mesmo sentido, a maior parte de notícias aqui divulgadas tem caráter nacional, podendo ser aproveitadas por capoeiristas de qualquer estado, inclusive de outros países.
Neste ano de 2012, o blog continuará com essa política de trabalho, porém, comunicamos que por nos sentirmos comprometidos com o desenvolvimento da capoeira em nosso Estado (Ceará), eventualmente estaremos divulgando notícias de interesse local.
Outra novidade será a ampliação do rol de conteúdos abordados pelo blog. Normalmente disseminamos assuntos relativos à capoeira, cultura afrodescendente e questões étnico-raciais, porém, é do nosso interesse promover o debate construtivo acerca de outras temáticas que são transversais a capoeira e que fazem parte do nosso cotidiano, como por exemplo as questões ambientais, direitos e deveres, cidadania etc, mas sem perder o foco central que é a capoeira e a cultura brasileira.
Aguardem também outras novidades que estamos programando para o mês de fevereiro!
Axé!
parabéns! tudo de bom nesse novo ciclo! abs
ResponderExcluir