Páginas

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Jogo de discursos – A disputa por hegemonia na tradição da capoeira angola baiana - lançamento

Será lançado no dia 19 deste mês o livro Jogo de discursos – A disputa por hegemonia na tradição da capoeira angola baiana de autoria do capoeira Paulo Andrade Magalhães Filho, conhecido na capoeiragem como "sem terra". No local também será realizada uma apresentação músico-poética do grupo Vira Saia, roda de capoeira angola e coquetel.

O livro é fruto da dissertação de mestrado em Ciências Sociais do autor e aborda a diversidade de tradições relativa às diferentes linhagens de herança na capoeira angola. Para a elaboração da obra, foi realizada uma vasta pesquisa na imprensa baiana, além de entrevistas com 18 mestres.

O lançamento do livro integra as atividades do evento O Sabor do Saber Ancestral, realizado pela ACANNE (Associação de Capoeira Angola Navio Negreiro) no período de 19 a 24 de Novembro de 2012, composto por uma semana de rodas, oficinas e vivências, tendo como fio condutor a relação entre a ancestralidade, a cultura, as lutas e os valores civilizatórios de matriz africana.

Sobre o autor
Paulo Andrade Magalhães Filho é jornalista pela UFMG, especialista em Educação e Relações Étnico-Raciais pela UESC e mestre em Ciências Sociais pela UFBA. Fundador da revista Angoleiro é o que Eu Sou (BH – MG), foi consultor dos Encontros Pró-Capoeira realizados pelo IPHAN e membro da organização do I Seminário Baiano de Proposição de Políticas Públicas para a Capoeira. Ex-secretário da Associação Brasileira de Capoeira Angola, atualmente compõe a Coordenação de Patrimônio Cultural do Fórum de Cultura da Bahia.

Serviço:
Lançamento do livro Jogo de discursos – A disputa por hegemonia na tradição da capoeira angola baiana
Data: 19.11.12 (segunda-feira)
Hora: 18h
Local: Espaço Cultural da Barroquinha
Praça Castro Alves, s/n - Barroquinha
Salvador - Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...