Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dissertação sobre capoeira recebe menção honrosa no Concurso de Monografias Sílvio Romero 2011


A dissertação Entre as rodas de capoeira e círculos intelectuais disputados pelo significado da capoeira no Brasil (1930-1960) produzida por Jorge Maurício Herrera Acuña no Mestrado em Antropologia Social da USP recebeu a 2ª menção no honrosa no Concurso de Monografias Sílvio Romero 2011. 

Abaixo segue um resumo da dissertação:

O objetivo dessa dissertação é analisar como a capoeira baiana passou a ser imaginada como símbolo da identidade brasileira por intelectuais e capoeiristas entre as décadas de 1930 e 1960, buscando responder a duas questões principais: quais foram os aspectos que levaram alguns intelectuais do período a se debruçarem sobre a capoeira baiana, selecionando, para isso, certos traços, especialmente sua característica musical, na busca de interpretá-la como um símbolo de identidade regional e nacional? Como alguns dos principais capoeiristas baianos exploraram as relações e interpretações destes intelectuais e representantes do poder, confirmando ou contrariando suas ideias?

Quem quiser conferir o documento na íntegra, pode baixá-lo no banco de teses da USP, no seguinte link: 

O Concurso de Monografias Sílvio Romero, criado em 1959, marcava uma das primeiras iniciativas de abrangência nacional da então Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro – hoje Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular –, criada em 1958 com o objetivo de a um só tempo fomentar, reconhecer e divulgar pesquisas sobre folclore. Ao longo desses anos, o prêmio espelha as mudanças teóricas e metodológicas no campo de estudos das culturas populares, e ainda acompanha a institucionalização desses estudos nas universidades, nas áreas de antropologia, história, literatura e etnomusicologia no país. 

Fonte: Iphan / USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...