Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

África - Uma História rejeitada


O documentário África - Uma História rejeitada (1995) aborda fragmentos da História africana envoltos em mistérios, cujas teorias explicativas foram por vezes rejeitados pelo mundo ocidental. A primeira parte do documentário relata os mitos que envolvem a construção das muralhas da Grande Zimbabwe que deram origem ao país do Zimbabwe. A segunda parte do vídeo aborda os mitos que envolvem a construção das cidades islâmicas encontradas na costa africana povoada pela civilização Swahili. O vídeo tem 50 minutos de duração e vale muito apena assistir!

Grande Zimbabwe

Durante muito tempo acreditou-se que o povo africano que habitava a região onde estão localizadas as ruínas da Grande Zimbabwe não seria capaz de erigir tais construções pelo simples fato de serem uma civilização de fazendeiros dedicada à pecuária e à mineração. 

Além disso, em busca de justificar a colonização do território africano pelo homem branco, estudiosos europeus procuraram comprovar a existência de uma civilização branca com conhecimentos suficientes para construir o complexo de construções. Chegou-se até mesmo a acreditar que a construção do local teria sido obra da Rainha de Sabá, contemporânea do bíblico Rei Salomão. 

Hoje o complexo de muralhas da Grande Zimbabwe é considerado como as ruínas do que teria sido a morada de uma legítima monarquia pertencente a um grande Estado africano que existiu por volta de 1200 D.C. Em 1986 o local foi registrado como patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 

Fotos das ruínas:


 






Ruínas islâmicas swahilis

O ouro e marfim extraídos do interior da África eram comercializados com mercadores da Índia, Arábia e do extremo oriente, o que possibilitou a construção de magníficas cidades e portos comerciais na África Oriental. Nessas localidades desenvolveu-se a civilização de mercadores dos swahili, que dominavam e controlavam o mercado marítimo local.

O intercâmbio intenso com diversas civilizações fez com que os swahilis fossem influenciados em seus modos de vida por diferentes culturas, especialmente a indiana e a árabe. Prova disso é a adoção da religião árabe do islamismo pelos swahilis.

Pesquisadores europeu encontraram na década de 20 na África Oriental diversas ruínas de cidades com palácios e mesquitas ricamente decorados, cuja construção foram imediatamente atribuídas aos árabes. Hoje, já existem teorias que atribuem aos africanos a construção dessas cidades.

Fotos das ruínas:





Confira o documentário:


Fonte do vídeo: http://historiablog.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...