Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Artigo - A invenção das tradições na Capoeira: reflexões críticas - Mestre Bobby


No artigo A invenção das tradições na Capoeira: reflexões críticas de Mestre Bobby (Escola de Capoeira) o autor lança um olhar crítico sobre algumas manifestações da capoeira consideradas tradicionais, mas que na verdade, de acordo com a análise do autor, são invenções recentes, como por exemplo as vestimentas padronizadas utilizadas por alguns praticantes de capoeira. O texto trabalha a diferença entre os conceitos de tradição e costume, levando o leitor a uma reflexão interessante acerca dos ritos e rituais existentes na capoeira.

Este artigo foi recentemente apresentado no X ECHE (Encontro Cearense de Historiadores da Educação) - III ECEGE (Encontro Cearense de Geografia da Educação), evento promovido em parceria pela Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará, e é na verdade um capítulo da tese de Doutorado do autor, que posteriormente pretende publicá-la sob a forma de livro.

Para fazer o download do artigo, clique  aqui

Robson Carlos da Silva é Pedagogo e Especialista em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Fez o mestrado em educação pela UFPI,  estudando a Capoeira e sua representação em livros didáticos de  História, recebendo o título de Mestre em  Educação em 2005. Hoje é  Professor concursado da Universidade Estadual do Piauí  (UESPI) e faz  Doutorado pelo do Programa de Pós-Graduação da UFC, na linha História e  Memória da Educação Brasileira, também pesquisando a Capoeira. Orienta projetos de pesquisa PIBIC/UESPI, coordena e ministra aulas no projeto de extensão universitária “A Capoeira nos espaços universitários: práticas e estudos. Pratica capoeira desde 1979, recebendo o grau de Mestre (corda vermelha) em 2001. 
Contato: bobraizes@hotmail.com 

Um comentário:

  1. ME CORRIJA POR FAVOR SE EU ESTIVER ERRADO , COM RELAÇÃO Á INVENÇÃO DE TRADIÇÕES...A PARTIR DO MOMENTO QUE MESTRE BIMBA CRIA A LUTA REGIONAL BAHIANA ELE TAMBÉM NÃO ESTABELECE TRADIÇÕES A SEREM SEGUIDAS A PARTIR DAQUELE MOMENTO NO QUE SE DIZ RESPEITO Á CAPOEIRA REGIONAL , SENDO QUE SE NÃO FOR IMUTAVEIS SE DESCARACTERIZARÁ O LEGADO DO MESTRE.. COMO VEM ACONTECENDO COM VÁRIOS GRUPOS QUE DESENVOLVERAM MUDANÇAS NA CAPOEIRA DISTANCIANDO A PRÁTICA DO LEGADO DE BIMBA???

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...