Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Nota de falecimento - Mestre Nacional


Em 23/06/11 faleceu aos 62 anos no Rio de Janeiro, Adalberto de Souza Alvarenga, mais conhecido na capoeiragem como Mestre Nacional. 

Ícone da capoeiragem carioca, Mestre Nacional é um dos fundadores da Associação Cultural de Capoeira Quilombo Nagô, juntamente com Mestre Medeiros.

Praticante da capoeira desde os 17 anos de idade, ficou conhecido na capoeira pelo apelido de Nacional pois frequentava as rodas de capoeira do Rio vestido com uma camisa do Banco Nacional, local onde trabalhava como segurança.

Gravou o cd "Momentos com Mestre Nacional", composto por 24 faixas, com destaque para a música Tracei meu sangue feita para mestre Touro em uma roda na Penha:

Tracei meu sangue com o dele
E jurei no pé da cruz
Que eu iria me vingar
Vingança essa muito séria
Em que eu tinha que lutar
Contra um negro muito forte
Que só jogava para matar
Mas o tempo foi passando
Eu fiquei a imaginar
Para ser bom capoeira
Tem que ter bom fundamento
e muita ginga pra jogar
Eu não carrego medo
Mas aguento com a mandinga
E carrego um patuá
Olha aqui, meu camarada
Se queres jogar, vamos lá
Ê, ê, ê, berimbau
Zum, zum, zum,
Cordão de ouro

Vídeo com a música:




Um comentário:

  1. Um grande amigo e grande capoeirista. A Capoeira ficou mais pobre e menos poética sem o Nacional.

    Mestre Bom-Fim

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...