Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

Caxirola: o caxixi da Copa 2014

Caxirola. Este é o nome do instrumento musical licenciado pela Fifa para animar as torcidas durante os jogos da Copa 2014, substituindo as famosas vuvuzelas que embalaram as partidas durante a Copa da África do Sul em 2010. 

Desenvolvido pelo músico Carlinhos Brown e tendo como inspiração o caxixi, instrumento tradicional da capoeira, a caxirola está sendo promovida nacionalmente como instrumento oficial da Copa no Brasil

O instrumento teve um lançamento oficial desastroso no dia 28, antes do clássico futebolístico Bahia e Vitória em Salvador. Na ocasião foram distribuídas mais de 30 mil unidades para os torcedores presentes, que tiveram ainda uma "caxiraula" ministrada por Carlinhos Brown de como tocar o instrumento. 

Durante a partida, torcedores do Bahia descontentes com o mau desempenho de seu time e sua iminente derrota, arremessaram diversas caxirolas dentro do campo, fazendo com que a partida fosse interrompida. O fato foi notícia na mídia, inclusive a nível internacional. O jornal inglês The Guardian se pronunciou a respeito do instrumento comparando-o a granadas e criticando o intenso barulho produzido pelo chocalho, classificando-o como pior do que as vuvuzelas. 

De acordo com dados disponíveis na internet, estima-se que mais de 50 milhões de caxirolas sejam colocadas à venda durante os jogos, com um valor entre R$ 20,00 e R$ 30,00. Façam os cálculos. Quem são os verdadeiros beneficiados com essa instrumento, para onde, ou melhor, para quem irá todo o dinheiro gerado?

Confira alguns pronunciamentos relacionados ao assunto:

Somos contrários ao registro desse objeto pela iniciativa privada sem que as comunidades tradicionais que criaram os instrumentos originais sejam beneficiadas. É necessário discutir melhor a questão da propriedade intelectual e como recompensar os povos tradicionais por iniciativas como essas.” Josilene Magalhães, diretora substituta do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Palmares

"A caxirola também tem um sentido transcendental de cura, enfim, de paz com o mundo, de estar de fato em sintonia com a natureza e com todos os orixás". Dilma Rousseff , Presidente da República.

"Foi idealizado para se tornar o objeto da expressão das torcidas em 2014, não só em 2014, mas sim um legado sociocultural e musical para o Brasil. É um instrumento 100% brasileiro." Braskem - multinacional responsável pela produção do plástico utilizado da confecção da caxirola.

Eu vejo essa triste tentativa de "criação" de um instrumento oficial para a Copa plagiando um instrumento ancestral da cultura brasileira e fico imaginando o que ainda estar por vir... o quanto mais ainda vão explorar e enlatar nossa cultura?


Fonte: Braskem, R7, Terra

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Comercial da Johnson & Johnson com capoeira

Encontra-se no ar em cadeia nacional um comercial da Johnson & Johnson que está causando rebuliço entre as capoeiristas mundo a fora. Criado pela AlmapBBDO e produzido pela Cine, o filme está promovendo o Sempre Livre Fit, uma nova linha de absorventes e utiliza a capoeira como tema central. O comercial apresenta uma garota cuja família é formada por médicos e que sofreu pressão para seguir esta mesma profissão. Ao final do filme, ela revela que escolheu ser professora de capoeira e que a sua escolha profissional só se assemelha com a de sua família no que se refere ao uso de roupas brancas no ambiente de trabalho. 

Aclamada por uns e criticada por outros, esse comercial está dando o que falar. Alguns ressaltam a valorização da mulher enquanto capoeirista e, principalmente, como educadora dessa arte. Já outros argumentam que o comercial foi preconceituoso, ao valorizar a cor branca, que é predominante em todo o comercial, inclusive na etnia da protagonista do comercial. Também ouvi comentários afirmando que no comercial a capoeira é retratada como um esporte de uma elite branca e não como ela realmente é, uma  manifestação popular rica em sua diversisdade.

Ouvi e vi muitas manifestações de mulheres capoeiristas que se identificaram com a campanha. Uma das grandes sacadas desse comercial, segundo elas, é que ele explora algumas questões femininas importantes como por exemplo, ser capoeirista e professora dessa arte-luta que durante muito tempo foi predominantemente praticada por homens. Somando-se a isso, temos ainda a questão do ciclo menstrual feminino (não vamos esquecer que o comercial é de absorventes), uma situação mensal que deixa muitas mulheres desconfortáveis pra suas atividades diárias, inclusive afastando-as temporariamente da capoeira. 

E você, o que achou?

Não encontrei o vídeo disponibilizado no youtube e similares, mas ele está disponível no facebook. Para ver, clique aqui.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Curso: Técnicas de administração aplicadas à capoeira - Fortaleza/Ceará


A Casa de Capoeira Água de Beber está com inscrições abertas para o curso de Técnicas de administração aplicada à capoeira. O curso é uma parceria com o Banco do Nordeste através do II Ciclo de Formação Profissional em Capoeira, Cultura Afrodescendente, Cidadania, Meio Ambiente e Inclusão Social. Abaixo as informações do curso:

Técnicas de administração aplicada à capoeira


Curso gratuito com certificado

Carga horária: 20h

De 26.04 a 24.05 - Aulas todas as sextas-feiras

5 encontros: 26 de abril / 03, 10, 17 e 24 de maio

Vagas: 20

Horário: 08h às 12h

Local: Casa da Capoeira Água de Beber - Rua Cônego Lima Sucupira, 1438 - Serrinha - Fortaleza - Ceará

Objetivo: familiarizar profissionais da capoeira com técnicas de administração para um melhor desenvolvimento de seus projetos.

Público alvo: mestres (as), professores (as) e agentes culturais envolvidos direta ou indiretamente no ensino e gerenciamento da capoeira

Facilitadora: Alexsandra Dantas: graduada em Administração de Empresas (Unifor), especialista em Marketing estratégico (FIC). Profissional com experiência na área comercial como supervisora, coordenadora e gerente, atuando também como consultora empresarial. Capoeirista desde 2002 do Centro Cultural Capoeira Água de Beber, aluno do Mestre Ratto, graduação de 2º estágio.

Informações: 8946.1359

Inscrições: secretariacecab@hotmail.com

Realização: Casa da Capoeira Água de Beber

Apoio: Banco do Nordeste

Produção: Iuna



quinta-feira, 18 de abril de 2013

Nota de falecimento - Grão Mestre Camisa Roxa


Acabei de chegar do treino e me deparei com uma triste notícia na internet. Ainda sem acreditar liguei para alguns amigos e para minha tristeza obtive a veracidade da informação: faleceu na tarde de hoje em um acidente doméstico um dos grandes nomes da capoeiragem na atualidade, Edvaldo Carneiro e Silva, mais conhecido como Grão Mestre Camisa Roxa da Abadá Capoeira. Quem gosta de capoeira e conhece sua trajetória sabe a proporção da contribuição de Camisa Roxa no desenvolvimento da capoeira no Brasil e no mundo. Pessoa simples, com uma história de vida de luta e perseverança. Uma pessoa que saiu do interior da Bahia e ganhou o mundo. Tive a felicidade de conhecê-lo em 2010 em Recife, todo de branco com um jeito tranquilo e observador... assim como muitos capoeiristas fiquei triste com sua partida. Hoje sem dúvida a capoeira chora... Salve mestre!

ATUALIZAÇÃO!
Vi várias manifestações em homenagem a Grão Mestre Camisa Roxa na internet e achei muito bonito um vídeo que vi no facebook de Mestre Suassuna (CDO) em Buenos Aires prestando suas homenagens. Acesse o vídeo aqui.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Editais dos Programas Culturais da Caixa Econômica

Estão abertas até 27 de maio as inscrições para os seguintes editais da Caixa Cultural: 

Ocupação dos Espaços Culturais da Caixa: seleção de projetos para ocupar os espaços da Caixa nas cidades de Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Recife e Fortaleza. Serão selecionados projetos a serem realizados entre os meses de março de 2014 a fevereiro de 2015. Podem ser inscritos projetos nos seguintes segmentos: 
* Artes Visuais (fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, instalação, videoinstalação, intervenção e novas tecnologias ou performances);
* Teatro (teatro contemporâneo, teatro físico, circo-teatro, performance de palco, etc);
* Dança (dança contemporânea, dança clássica, dança-teatro, etc);
* Música;
* Cinema (exibição de mostras e festivais);
* Outros (palestras, encontros, cursos, leituras dramáticas, oficinas e lançamento de livros).

Festivais de teatro e dança: seleção de festivais de teatro e dança a serem realizados em todo território nacional. Serão selecionados projetos a serem realizados entre os meses de janeiro e dezembro de 2014.

Artesanato brasileiro: patrocínio a comunidades artesãs com o objetivo de promover o seu desenvolvimento e sustentabilidade, a valorização do artesanato tradicional e da cultura brasileira. O edital contempla todo processo produtivo, desde a aquisição de matéria prima até a comercialização do produto.

Ainda será lançado o edital de Patrimônio Cultural Brasileiro, um programa de apoio aos museus e que tem como objetivo a preservação, o estudo e a fruição de bens culturais incorporados ao patrimônio cultural brasileiro.

Para maiores informações e consulta aos regulamentos, clique aqui.

Fonte: Caixa Cultural

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Sona Jobarteh


Sona Jobareh é uma jovem instrumentista britânica do Kora, um instrumento musical similar a arpa e tradicionalmente tocado por homens no oeste africano. 

Ela descende de uma longa linhagem de griôs musicistas, sendo sua família umas das mais tradicionais na arte deste instrumento na região do Gâmbia. Seu avô é o renomado griô Amandu Bansang Jobarteh. 

Além do Kora, Sona canta, compõe, toca outros instrumentos e colabora com a trilha sonora de filmes e documentários. 


Suas músicas são multifacetadas, possuindo diferentes estilos, mas em geral refletem a diáspora da sua própria vida, sendo uma fusão de elementos da ancestralidade africana e da cultura européia. Muitas de suas canções abordam a cultura e as tradições do povo africano. 

Fiquei particularmente feliz em conhecer o seu trabalho.

Abaixo alguns vídeos (não consegui fazer o upload dos vídeos pelo blog, então mando os links direto no youtube)

Música Jarabi
http://www.youtube.com/watch?v=oToZfPGMMBY

Neste vídeo Sona apresenta seu mais recente álbum (Fasya) e fala sobre o fato de ter quebrado uma tradição familiar e ser a primeira mulher instrumentista do Kora em sua família (áudio em inglês)
http://www.youtube.com/watch?v=5KWOjaVpPLM

Para conhecer um pouco mais sobre essa artista, visite o seu site oficial.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN - seleção 2013

Estão abertas até o dia 30 de abril de 2013 as inscrições para a seleção do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN. O curso tem duração de 02 anos de e disponibiliza 20 bolsas para profissionais das mais diversas áreas atuarem na preservação do patrimônio cultural. Confira o edital aqui
Fonte: Iphan

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Edital de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial

O Iphan está com as inscrições abertas até o dia 26 de maio de 2013 para a seleção de projetos de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial relacionados à música, canto e dança de comunidades afrodescendentes brasileiras. 

O objetivo do edital é apoiar manifestações e práticas culturais relativas ao patrimônio imaterial de populações afrodescendentes através da proposição de atividades que envolvam mapeamento, pesquisa, produção bibliográfica e audiovisual; ações educativas, formação, capacitação e transmissão de saberes; apoio à organização e à mobilização comunitária, à promoção da utilização sustentável dos recursos naturais, entre outras ações que contribuam para a continuidade da existência de bens culturais imateriais e/ou para a gestão participativa e autônoma da preservação de práticas tradicionais referenciais desse segmento social. Consulte o edital clicando aqui.

Fonte: Iphan
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...