Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Ciclo de debates Pró Capoeira Goiás

Acontecerá no dia 28 na cidade de Goiânia a quinta edição do Ciclo de Debates Pró Capoeira: Regulamentação, Salvaguarda e Incentivos à Atividade da Capoeira. A proposta é contribuir para a salvaguarda e promoção da Atividade no Brasil e no Mundo. 

O Encontro tem como foco de debate a regulamentação da capoeira, e seu reconhecimento enquanto instrumento de identidade cultural brasileira a fim de implementar o Estatuto da Igualdade Racial; a prática da capoeira como profissão, na sua manifestação como dança, competição ou luta e é um vetor importante da cultura que pode se tornar também da economia do Brasil.  A inclusão da capoeira como atividade na legislação desportiva, elevando o capoeirista à condição de atleta profissional também será um dos temas debatidos.

O Ciclo é resultado de uma parceria entre e o IPHAN e a Fundação Cultural Palmares, vinculados ao Ministério da Cultura (MinC). Como uma das prioridades do MinC atualmente é o estabelecimento de uma política pública para capoeira enquanto saber, arte, tradição cultural e instrumento pedagógico, de desenvolvimento físico e social, diversas ações de reconhecimento e incentivo à prática deste bem cultural têm sido empreendidas, entre elas, o Edital Capoeira Viva e os Pontos de Cultura voltados para a prática em vários estados brasileiros.

Em mais uma etapa dos trabalhos pelo fortalecimento das práticas da capoeira como um bem cultural brasileiro, os encontros que têm como objetivo a sistematização de demandas e ações para o Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira – Pró-Capoeira.

Serviço
Ciclo de Debates Pró Capoeira: Regulamentação, Salvaguarda e Incentivos à Atividade da Capoeira
Data: 28 de fevereiro
Horário: 18h30 às 21h30
Local: CREI Centro de Referência da Igualdade - Av. Goiás, 1496 - Centro - Goiânia - GO

Fonte: Iphan

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Seleção para professor de capoeira em Fortaleza - Ceará


O Conselho de Integração Social através do Programa de Desenvolvimento de Área Sonho de Criança vem por meio deste Edital tornar público que realizará seleção de educador(a) social com foco na Capoeira. Será disponibilizada 01(uma) vaga para a função.

Os currículos devem ser enviados para os e-mails: pdasonhodecrianca@gmail.com ou rhintegrasol@gmail.com ou ainda podem ser entregues no endereço da sede operativa do PDA Sonho de Criança sito a Rua Pedestre G, 24. Curió - Fortaleza - Ceará.

DATAS:
* Envio de currículos - 14 a 23/02/13
* Análise de currículos - 25/02/13
* Entrevista, redação e vivência - 12/03/13
* Resultado - 13/03/13

CRITÉRIOS PARA O PERFIL:
- Maioridade;
- Ensino Médio concluído;
- Conhecimento da cultura e história da África;
- Referência de 01 mestre/grupo de Capoeira;
- Vivência em articulação e educação social;
- Conhecimento da realidade local;
- Boa redação para elaboração de relatórios;
- Domínio de linguagem a ser utilizada com crianças, adolescentes e jovens;
- Experiência na atividade a ser desenvolvida de pelo menos 01 ano;
- Conhecimento básico no pacote Office;
- Conhecimento básico do Estatuto da Criança e do Adolescente;
- Atitude propositiva e dinamismo;
- Mediador(a) de conflitos;

CONDIÇÕES DE TRABALHO/OBSERVAÇÕES:
* A Carga Horária é de 40hs/semanais. 
* O(A)s candidato(a)s preferencialmente devem residir nas áreas que o PDA Sonho de Criança atende que são: Guajeru, José de Alencar, São Miguel, Curió, Sapicuá, Palmeirinha, Gereberaba e Terral. 
* O(A) candidato(a) selecionado(a) para o cargo será informado mediante contato telefônico.

Informações
Thiciane Abreu
Coord. PDA Sonho de Criança - Conselho de Integração Social
E-mail: pdasonhodecrianca@gmail.com
Skype: thicianeoliveiradeabreu
Tels.:(85)34726912

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Aniversário do blog - 2 anos


O blog Biblioteca da Capoeira está completando 2 anos!

Estou feliz em poder dar continuidade a esse singelo projeto de compartilhamento de informações sobre a capoeira.

Mesmo não dispondo de tanto tempo como eu gostaria de ter para poder manter o blog bem atualizado, me sinto bem dando essa pequena contribuição para a difusão da capoeira.

Grata a todos que contribuem com essa ideia!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Aplicativo Berimbau de Capoeira para Android

Encontra-se disponível para download gratuito no Google Play o aplicativo Berimbau de Capoeira para Android, que consiste em um simulador musical do berimbau permitindo ao usuário executar ritmos da capoeira. Criado pelo desenvolvedor Android catarinense Cristiano Rossetti, o aplicativo apresenta dois tipos de berimbau para o usuário tocar: um berimbau médio e um berimbau gunga. Em apenas um mês o aplicativo brasileiro já atingiu mais de 6 mil downloads. De acordo com Cristiano, a ideia de desenvolver o aplicativo surgiu a partir de sua admiração pela arte da capoeira e também após não ter localizado nenhum aplicativo de berimbau para download. Confira o vídeo do aplicativo:

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

II Ciclo de Formação Profissional em Capoeira, Cultura Afrodescendente, Meio Ambiente e Cidadania


Até o dia 21 de fevereiro estão abertas na cidade de Fortaleza - Ceará as inscrições para o II Ciclo de Formação Profissional em Capoeira, Cultura Afrodescendente, Meio Ambiente e Cidadania promovido pelo Centro Cultural Capoeira Água de Beber - CECAB em parceria com o Banco do Nordeste e produção da Iuna Produções. 

O objetivo do curso é promover a qualificação de educadores de capoeira que atuem no Estado do Ceará, contribuindo para o seu aperfeiçoamento técnico em temáticas que se relacionam com a capoeira, como a cidadania, inclusão social, meio ambiente e cultura afrodescendente.

O curso é gratuito e aberto a integrantes de todas as escolas de capoeira.

Carga horária:
100h

Certificado:
Será emitido certificado para os alunos que atingirem 75% de frequência no curso e nota de avaliação final igual ou superior a 7,0.

Aulas:
De fevereiro a dezembro de 2013
01 sábado por mês

Horário das aulas:
8h às 12h
14h às 17h

Local:
Em definição

Inscrições:
Até dia 21.02 através do e-mail secretariacecab@hotmail.com
Vagas limitadas!

Cronograma de aulas:
23 de fevereiro – Cultura Afrodescendente
23 de março – Cidadania
27 de abril – Meio Ambiente
25 de maio – Inclusão social
22 de junho – Capoeira
27 de julho – Cidadania
24 de agosto – Cultura Afrodescendente
28 de setembro – Meio Ambiente
26 de outubro – Inclusão Social
23 de novembro – Capoeira
14 de dezembro – Avaliação final

Corpo docente:

Capoeira: Dr. Luiz Renato Vieira.
Doutor em Sociologia pela UNB / Universidade de Paris I – Panthéon Sorbonne. Consultor legislativo do Senado Federal. Mestre de Capoeira do grupo Beribazu – DF.

Cultura afrodescendente: Dra. Sandra Haydée Petit
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII. Professora da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do NACE – Núcleo de Africanidades Cearenses.

Meio Ambiente: Dra. Ana Beatriz Graça Duarte.
Dra. em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadora do LAMOFOPA – Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos da UECE. Capoeirista e coordenadora de projetos do Centro Cultural Capoeira Água de Beber.

Cidadania: Juliana Soares Monteiro.
Advogada. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Capoeirista e coordenadora de projetos do Centro Cultural Capoeira Água de Beber.

Inclusão social:
Lisane Lima. Consultora na área de Política Pública da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza.

Informações:
8866.5835 - Mestre Ratto
8885.4382 - Ana Beatriz
secretariacecab@hotmail.com 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Gingando pela paz no Haiti

A capoeira é uma arte que tem um potencial de transformação ilimitado sobre o ser humano. Muitos são os exemplos de projetos sociais que auxiliam na educação e formação cidadã de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Brasil e no mundo. 

Um dos projetos mais bonitos que tive a oportunidade de ter conhecimento é o Gingando pela Paz no Haiti, desenvolvido pela ong Viva Rio, que a convite da ONU implantou no Haiti a partir de 2007 uma série de programas nas áreas de segurança, educação, saúde, meio ambiente, cultura e esporte. 

O Gingando pela Paz no Haiti, idealizado e coordenado pelo mestre de capoeira e artista plástico brasileiro Saudade, tem como objetivo promover a paz, evitando o envolvimento de jovens com a violência. Nesse sentido, a capoeira é utilizada como ferramenta para estimular o desenvolvimento social e humano, aprimorar potencialidades e habilidades, ampliar a consciência crítica e fortalecer o sentimento de responsabilidade e de superação de limitações entre os jovens. A primeira turma contou com 15 alunos e atualmente o projeto envolve cerca de 500 jovens. Parabéns a todos que se dedicam a esse belo trabalho!

O Haiti é considerado o país mais pobre das Américas. Muitos devem lembrar dele especialmente por conta  do terremoto de proporções catastróficas que atingiu o país em 12 de janeiro de 2012, deixando cerca de 200 mil mortos, milhões de desabrigados e a economia local destruída. A população haitiana vive em condições de vida precárias, de forma que as crianças e adolescentes crescem em um ambiente extremamente hostil. É nesse ponto que o projeto Gingando pela Paz atua, estimulando o desenvolvimento de valores como o respeito, a solidariedade, a paz, a união, para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, futuros educadores em capoeira, multiplicadores da paz e construtores de uma sociedade mais humana.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre essa belíssima iniciativa pode conferir o blog do projeto, que apesar de não estar sendo atualizado devido a grande demanda de trabalho que os responsáveis tem no Haiti, contém muitos textos, fotos e vídeos das atividades que são desenvolvidas por lá. Muitos dos relatos são preciosos, é quase impossível não se emocionar lendo.

Para os que preferirem, há a possibilidade de acompanhar o projeto através da página no facebook e ficar por dentro de todas as novidades em tempo real.

Confira alguns vídeos do projeto:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...